Ubuntu

5 novidades que virão com o Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus

Com a aproximação do lançamento da nova versão do Ubuntu é natural as pessoas começarem a ficar curiosas sobre o sistema e querer saber quais são os diferenciais para a versão passada, especialmente para com a outra LTS, o Ubuntu 14.04, que continua funcionando “muito bem obrigado” até agora.

Eu estou usando o Ubuntu 16.04 há pelo menos uma semana e estou gostando do que estou vendo, tenho algumas ressalvas, mas elas podem ser deixadas de lado uma vez que atualmente não temos nem o Beta final ainda. Quero fazer 5 destaques em relação ao novo Ubuntu.

1 – Nova Central de Programas

Central de Programas Ubuntu 16.04

A nova Central de Programas provém do projeto Gnome, porém traz personalizações feitas pela Canonical, como por exemplo os comentários das aplicações, design da barra superior entre outros pormenores. O principal diferencial é que ele é extremamente rápida para abrir, para pesquisar, enfim, ela é rápida, mesmo! Ela consegue instalar pacotes .deb atualmente da mesma forma que a Central antiga conseguia.

Até o momento encontrei dois “contras”, porém, não sei se isso se deve a versão ser de desenvolvimento ainda, quem sabe os “defeitos” sejam corrigidos ou modificados até o lançamento final. O primeiro fator incomodativo é que ela não é capaz de encontrar pacotes mais técnicos como libs, codecs e coisas bem específicas que a outra conseguia encontrar, tive alguns problemas na instalação de pacotes .deb também, alguns depois de instalados não apareciam no menu do sistema. Outro contra é que não é possível parar a instalação de um programa depois que você clicar para instalar. Fora isso está bem bacana.

2 – Aplicativos Gnome atualizados

Ubuntu 16.04 Apps Gnome

Como todos sabem, o Ubuntu apesar de não usar a interface do Gnome usa muitos de seus programas integrados à interface Unity, Nautilus, Monitor do Sistema, Cheese, Discos, Vídeos, até a própria Central de Programas nova, são todos programas que fazem parte do Gnome Desktop Enviroment. 

Todo este ambiente foi atualizado, nem todos os programas para a versão versão de Apps do Gnome, o Nautilus por exemplo virá na versão 3.14.1, super estável e perfeitamente funcional, outras aplicações como o leitor de documentos Evince virão com a versão 3.18 do Gnome, algo mais moderno mas igualmente estável.

Aparentemente, a escolha pela versão mais antiga do Nautilus se deve a sua melhor integração ao formato de Desktop do Ubuntu, se você já viu o Gnome Shell deve ter reparado em como é o desenho das janelas. A Central de Programas por exemplo está na versão 3.19 neste momento e apesar das versões diferentes, tudo parece funcionar em harmonia. Na imagem acima você pode observar como são as barras de rolagem agora nas janelas, que são provindas do Gnome também e me lembram as que o Facebook usa.

3 – Pesquisas online desabilitadas por padrão

Aquilo que um dia o Richard Stallman chamou de “spyware” nesta versão virá desabilitado por padrão, se você desejar ver as sugestões de compras na Amazon deverá habilitar esta opção nas configurações de privacidade do sistema. Não sei se isso tem alguma influência direta, até acredito que sim por conta da pesquisa online ser feita toda vez que você digitava algo, mas o Unity está muito mais ágil para buscas, tão ágil quanto o Gnome Shell ou o Cinnamon, algo que eu criticava um pouco nas versões passadas do Ubuntu.

4 – Modificação na barra do Unity

Isto era algo que muitas pessoas queriam fazer desde que o Unity foi lançado, mudar a posição da barra lateral que deu “a cara” do sistema, permitindo que o mesmo fosse reconhecido em qualquer lugar, bom, para quem queria essa novidade presente, a espera acabou, agora é oficial, neste post você vê como fazer a modificação, lembrando que só vale para o Ubuntu 16.04 LTS.

Unity com a barra na parte inferior

5 – Unity 8 disponível ainda em estágio de desenvolvimento

Gente curiosa como eu não se aguenta em esperar para testar estas coisas, vai ver que é por isso que eu acabei me frustrando, o Unity 8 não está nem de perto de ter uma funcionalidade parecida com o Unity 7 (que eu já acho bom, bastaria ir incrementando), porém, ele e o Mir estão disponíveis no Ubuntu 16.04 LTS em suas versões mais recentes. Neste post você pode ver como fazer a instalação.

Em adicional eu poderia citar a atualização do Kernel Linux, atualmente a distro está carregando o Kernel 4.4, pode ser que ele seja lançado com o Kernel 4.5 e também há uma atualização em todos os programas que compõem o sistema, desde navegadores até codecs.

E aí, qual novidade você achou mais interessante? Você já está testando o Ubuntu 16.04 LTS? Conte pra gente nos comentários, vale lembrar que a versão final sai no dia 21 de Abril.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!