Lançamento do OpenShot 2.0 Beta
Open sourceSoftwares

Lançamento do OpenShot 2.0 Beta

Se tem alguém que está esperando ansiosamente pela nova versão do OpenShot este alguém sou eu. Eu já havia comentado sobre a versão em um post anterior onde foi mostrado tudo que estava para ser incorporado no novo lançamento.

Na verdade já faziam alguns anos que o OpenShot não recebia uma grande atualização, e ao que parece, infelizmente ele não tem tantos desenvolvedores, mas é um software muito interesse e promissor, se você já leu o post de anúncio desta versão deve saber quais são as novidades que estão por vir, então, agora eu vou te ensinar a instalar a versão Beta do OpenShot no seu Ubuntu ou derivado.

É bom lembrar que está é uma versão Beta, ou seja, isso quer dizer que a versão em questão ainda não foi finalizada e possivelmente contém bugs, ela é mais indicada para quem quer ajudar a corrigir os problemas que possam surgir eventualmente, o lançamento da versão final será no final de Fevereiro.

Como este software é está em fase de testes vou mostrar apenas como instalar via terminal, sem interface gráfica, desta forma apenas que já tem um pouco mais de experiência mais utilizá-lo, afinal de contas, ele pode dar algum problema no seu sistema pois um editor de vídeos costuma usar muitas bibliotecas compartilhadas. No terminal:

sudo apt-add-repository ppa:openshot.developers/libopenshot-daily
sudo apt-get update 
sudo apt-get install openshot-qt 

O nome do pacote mudou por conta da interface que agora é desenvolvida em QT, isso também permite que você tenha a versão estável e a instável do OpenShot instaladas simultaneamente, pelo menos por enquanto. Este PPA irá trazer sempre a versão mais nova do OpenShot para o seu PC, porém, isso não é necessariamente uma coisa boa, pois programas muito recentes tendem a ter mais bugs. Assim que a versão estável sair nos mostraremos ela aqui no Diolinux, ou talvez no canal. 

Para quem usa outros sistemas operacionais os desenvolvedores deixaram um pacote que permite que você compile o código fonte se assim desejar.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!