Aplicativos para músicos no Linux através do Wine

Aplicativos para músicos no Linux através do Wine

Nesta matéria vamos aprender a instalar DAW Reaper, o Philharmonik e o Finale no Linux com ajuda do Wine.

Aprenda a instalar algumas aplicações famosas no mundo da música no seu Linux através do Wine

Esta matéria foi sugerida pelo leitor Túlio Edson, ele trabalha com música e tem vários amigos no mesmo segmento, ele possui alguns softwares de preferência que só tem versão para Windows e criou tutoriais ensinando a instalar os programas no Linux através do Wine. Aproveitando a bela colaboração dele, eu vou dar algumas dicas de programas nativos do Linux que podem ser usados também.

Como instalar a DAW Reaper no Linux

Como vimos, é realmente tranquilo fazer a instalação. Entretanto, cabe citar que o Ardour, uma DAW muito poderosa é compatível com Linux, inclusive você a encontra na Central de Programas do Ubuntu, ela pode ser uma opção para quem quer algo nativo.

Como instalar o Miroslav Philharmonik no Linux

Neste caso, uma alternativa ao programa acima seria o QTracktor.

Como instalar o MakeMusic Finale no Linux

Para partituras, recentemente pulicamos uma matéria sobre o MuseScore, também muito conhecido e que roda no Linux nativamente.

Como sugestão adicional para quem gosta de “brincar de música”, temos o LMMS que é uma alternativa interessante ao Fruity Loops. Para quem gosta do VirtualDJ, nós temos o MIXXX que é nativo para Linux e tem funções semelhantes.

Obrigado ao Túlio pela colaboração, até a próxima!

Talvez Você Também Goste
O "Synaptic" dos Flatpaks e Snaps
Continue lendo

O “Synaptic” dos Flatpaks e Snaps

Gerenciadores de pacotes como, o Synaptic e Octopi, são maneiras gráficas de gerir o sistema. Nem todo usuário é familiarizado com o terminal, e nem é obrigado. Alternativas gráficas existem aos montes, sendo uma forma bem simples de compreender, sem necessidade de comandos num terminal.