Tutoriais

Seja o próximo Spielberg, tutorias completos de composição de vídeo com Nuke e Natron

O Linux tem muito potencial para o cinema, os principais programas usados na indústria profissional rodam no Linux, os filmes são muitas vezes tandem renderizados em servidores Linux. Um dos principais programas para fazer efeitos especiais é o Nuke da empresa britânica The Foundry.

Produção de conteúdo Profissional

O Nuke é uma das referência na hora de fazer efeitos especiais, para se ter uma ideia da capacidade do software, um dos filmes que eu mais gostei na vida “Interstellar” foi produzido com o Nuke, inclusive a representação de um buraco negro feita no filme foi considerada a melhor da história até o momento.

Um programa open source semelhante ao Nuke é o Natron, você pode ver mais informações sobre ele aqui neste link, nele você também encontra um tutorial básico para usar o programa.

O Nuke é um software pago mas você pode baixar gratuitamente a versão Non-Commercial para estudar, ou ainda baixar a versão trial por 15 dias, a versão completa custa 10 mil dólares por ano aproximadamente, podendo variar de acordo com a licença.

Baixe o Nuke no site oficial clicando aqui.

Aprendendo a usar o Nuke e o Natron

Encontrei uma série de tutoriais em português sobre o Nuke e que servirão de base para quem deseja usar o Natron também, uma vez que a mecânica é semelhante, se você está acostumado a editores e compositores que usam trilhas, como o After Effects, pode demorar um pouco para você entender como os programas funcionam através dos Nodes, mas aqui tem vários aulas para você ficar craque em composição de vídeo.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!