Notícias

Mozilla critica o Windows 10 em carta aberta ao CEO da Microsoft

O Windows 10 chegou agradando muitos usuários e desagradando outros tantos, incluindo empresas e corporações, uma das instituições que não ficou muito feliz com a novidade da Microsoft foi a Mozilla, confira.

Microsoft desagrada Mozilla

O Windows 10 em poucos dias teve milhões de downloads e aparentemente, apesar de ainda ser cedo, a Microsoft conseguiu agradar boa parte dos seus usuários com a atualização, entretanto não foram só elogios que a nova versão colheu, e uma crítica aberta veio da Mozilla, instituição que mantém o popular navegador Firefox.

CEO Mozilla
CEO Mozilla

O CEO da Mozilla, Chris Beard, enviou uma carta ao CEO da Microsoft, Satya Nadella insinuando que a empresa de Redmond teria criado um sistema operacional “desenhado para jogar fora as escolhas dos consumidores”, pelo menos em relação a preferência por aplicativos pois quando a atualizado para o Windows 10 é feita o sistema reseta as configurações do sistema para os aplicativos que são padrões da Microsoft, desta forma o navegador principal passa a ser o Edge e o player de músicas volta a ser o Windows Media Player por exemplo.

“A Microsoft criou um sistema operacional que basicamente foi desenhado para “jogar fora as escolhas que os consumidores fizeram em relação à experiência online que eles mesmos querem, substituindo-a pela experiência de internet que a Microsoft parece querer que eles tenham”.

Beard reconhece que mesmo com a modificação do Windows ainda é, tecnicamente, possível modificar os programas padrões, porém, essa tarefa ficou muito mais complicada para um usuário “comum”, segundo o CEO da Mozilla agora é necessário “dar o dobro de cliques e ter um pouco de sofisticação técnica” para fazê-lo.

Desta forma a Mozilla pediu a Microsoft que revisse o seu método de atualização para que isso não acontecesse pois em sua opinião isso seria “dar um passo atrás”.

Críticas ao Microsoft Edge

Além das críticas quanto ao modo que a atualização para o Windows 10 influencia nas preferências anteriores dos usuários há também o Microsoft Edge que causa um pouco de desconforto em algumas pessoas, pois a Microsoft ainda é a única empresa que desenvolve um navegador que tem seu código completamente fechado, até mesmo a Apple tem parte do código do Safari aberto. Esse tipo de coisa ajuda a levantar suspeitas perante a confiabilidade em relação a espionagem governamental, algo que é um assunto que entra em pauta constantemente nos últimos tempos.

E aí, o que você achou das críticas da Mozilla?

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!