Mozilla critica o Windows 10 em carta aberta ao CEO da Microsoft

Mozilla critica o Windows 10 em carta aberta ao CEO da Microsoft

O Windows 10 chegou agradando muitos usuários e desagradando outros tantos, incluindo empresas e corporações, uma das instituições que não ficou muito feliz com a novidade da Microsoft foi a Mozilla, confira.

Microsoft desagrada Mozilla

O Windows 10 em poucos dias teve milhões de downloads e aparentemente, apesar de ainda ser cedo, a Microsoft conseguiu agradar boa parte dos seus usuários com a atualização, entretanto não foram só elogios que a nova versão colheu, e uma crítica aberta veio da Mozilla, instituição que mantém o popular navegador Firefox.

CEO Mozilla
CEO Mozilla

O CEO da Mozilla, Chris Beard, enviou uma carta ao CEO da Microsoft, Satya Nadella insinuando que a empresa de Redmond teria criado um sistema operacional “desenhado para jogar fora as escolhas dos consumidores”, pelo menos em relação a preferência por aplicativos pois quando a atualizado para o Windows 10 é feita o sistema reseta as configurações do sistema para os aplicativos que são padrões da Microsoft, desta forma o navegador principal passa a ser o Edge e o player de músicas volta a ser o Windows Media Player por exemplo.

“A Microsoft criou um sistema operacional que basicamente foi desenhado para “jogar fora as escolhas que os consumidores fizeram em relação à experiência online que eles mesmos querem, substituindo-a pela experiência de internet que a Microsoft parece querer que eles tenham”.

Beard reconhece que mesmo com a modificação do Windows ainda é, tecnicamente, possível modificar os programas padrões, porém, essa tarefa ficou muito mais complicada para um usuário “comum”, segundo o CEO da Mozilla agora é necessário “dar o dobro de cliques e ter um pouco de sofisticação técnica” para fazê-lo.

Desta forma a Mozilla pediu a Microsoft que revisse o seu método de atualização para que isso não acontecesse pois em sua opinião isso seria “dar um passo atrás”.

Críticas ao Microsoft Edge

Além das críticas quanto ao modo que a atualização para o Windows 10 influencia nas preferências anteriores dos usuários há também o Microsoft Edge que causa um pouco de desconforto em algumas pessoas, pois a Microsoft ainda é a única empresa que desenvolve um navegador que tem seu código completamente fechado, até mesmo a Apple tem parte do código do Safari aberto. Esse tipo de coisa ajuda a levantar suspeitas perante a confiabilidade em relação a espionagem governamental, algo que é um assunto que entra em pauta constantemente nos últimos tempos.

E aí, o que você achou das críticas da Mozilla?

Fonte

Talvez Você Também Goste
Canonical anuncia que o Ubuntu 18.04 LTS usará o X.org por padrão
Continue lendo

Canonical anuncia que o Ubuntu 18.04 LTS usará o X.org por padrão

Muitas pessoas pediram pra que eu comentasse esse assunto nos últimos dias. Por conta da minha participação na Campus Party 11, em São Paulo, eu acabei ficando sem tanto tempo pra escrever aqui no blog e os vídeos da semana do canal já tinham sido agendados. Agora que eu consegui um tempinho, vamos dissertar sobre essa questão do Ubuntu 18.04 LTS voltar ao X.org.

O próximo lançamento do Ubuntu será feito em Abril, esta será uma versão especial pois será a primeira LTS a voltar ao GNOME Shell como interface e, como toda a LTS, terá um suporte estendido de 5 anos.

DXVK
Continue lendo

DXVK 1.5 é lançado e com D9VK incorporado

Uma das gratas surpresas do ano de 2019, foi o projeto DXVK, que começou “desconhecido” e que agora figura como uma das mais importantes “engrenagens” para compatibilizar os jogos feitos somente para Windows no Linux.