Kdenlive com temas escuros, veja como mudar a aparência do editor de vídeos
SoftwaresTutoriais

Kdenlive com temas escuros, veja como mudar a aparência do editor de vídeos

Deixar o Kdenlive com cores mais escuras vai facilitar muito o seu trabalho de edição, afinal passar muito tempo olhando para uma tela branca não é algo muito agradável. Veja como deixar o editor de vídeos mais escuro agora.

Kdenlive Dark Theme por Diolinux

Agora eu sei que muitos dos editores de vídeo vão ficar satisfeitos como eu fiquei, no Kdenlive é uma aplicação incrível para editar vídeos, comparei ele ao Adobe Premiere e ao Sony Vegas neste vídeo aqui do canal do Diolinux, e de fato, ele não decepciona.

Tradicionalmente eu uso o Ubuntu para tudo, inclusive para editar vídeos, porém, a única coisa que não me deixava satisfeito com o Kdenlive é a sua cor, ele é claro por padrão no Ubuntu, veja:

Kdenlive White Theme

Alguns dos vídeos do canal do Diolinux chegam a demorar várias horas para serem editados e olhar para uma tela branca assim pode (e vai) cansar os seus olhos, acredite, eu sei do que estou falando.

Como não achei nenhum boa solução na internet resolvi criar a minha em mesmo, vamos lá?

Como deixar o Kdenlive com temas escuros no Ubuntu

Antes de mais nada quero dizer que o tema foi testado apenas no Ubuntu e no Linux Mint, funcionando em ambos perfeitamente, testei ele em 3 máquinas diferentes, fiz um teste no Debian também mas ele não funcionou à primeira vista.

O primeiro passo recomendado é instalar o tema Dark Flat para o Ubuntu, você ver um tutorial de como fazer isso acessando este endereço.

Só o uso deste tema já fará uma enorme diferença, eu entendo perfeitamente que nem todo mundo gosta de temas escuros para o sistema inteiro mas você pode usá-lo só quando for editar um vídeo, depois você volta para o tema padrão do Ubuntu sem maiores problemas.

Mas não é só isso, eu criei um variação das configurações de cores dos aplicativos KDE para você pode usar no Kdenlive, uma chama-se “szary kamien“, outra chama-se “silexDark” e a última “Diolinux“, depois de instalados os temas poderão ser acessados pelo menu de configurações do sistema no menu “Themes” ou “Temas”, se estiver em português.

Temas para o Kdenlive

Para instalar este tema de cores basta baixar o pacote compactado abaixo:

xtqNn7x1 nGQFuYFChHRi68wmTQScj3pbRpBJ08 Mkpf yNJC6fuyAixOG9dowGvukwrNTYxXCVGzqXzy2vuMO6JdA 3mFtNaYqmR2UQXsu tSByWggNlBoYNDmHfRstOqGwsaVZ

Dentro do arquivo que você baixar haverão instruções para a instalação, mas resumidamente você precisa extrair a pasta “.kde” que encontra-se dentro do arquivo para a sua HOME substituindo os arquivos quando for solicitado.

Deixe-me lhe mostrar a diferença entre os temas:

Kdenlive Dark Theme
Este é o tema padrão quando você usa o Dark Flat
Kdenlive Dark Theme
Dark Flat + szary kamien
Kdenlive Dark Theme
Dark Flat + silexDark
Kdenlive Dark Theme
Dark Flat + Diolinux

Particularmente gosto mais da combinação “Dark Flat + SilexDark”, mas isso é mais questão de gosto, os temas podem não ser perfeitos mas tenho certeza que serão úteis e darão um grande descanso para os seus olhos.

Se quiser ver alguns bons trabalhos feitos usando o Kdenlive não deixe de passar no canal do Diolinux no YouTube.

Até a próxima e boas edições!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!