Tutoriais

Como melhorar o desempenho do VirtualBox

Confira algumas dicas para melhorar o desempenho de sistemas virtualizados no VirtualBox.

Veja como melhorar o desempenho do VirtualBox

O VirtualBox é uma plataforma de virtualização muito popular no mundo da tecnologia, com ele você consegue virtualizar outros sistemas operacionais como Windows, Linux e Mac OSX  diretamente no seu computador e assim usufruir de todos os sistemas sem precisar formatar a sua máquina real.

Veja também:

Como instalar o VMWare no Ubuntu

Eu costumo usar o VirtualBox (e também o VMWare) com bastante frequência, especialmente para fazer as reviews das distribuições Linux no canal do Diolinux, você pode ver algumas delas aqui.

Inclusive já usei o Windows Virtualizado no meu Ubuntu para dar aula de Photoshop e realizei a minha incumbência sem passar por apertos, tudo isso porque se configurado corretamente o VirtualBox tem um desempenho bem satisfatório, ainda mais, é claro, se você estiver rodando ele numa máquina com uma certa potência.

Dicas para acelerar o VirtualBox

Memória RAM

Na verdade é bem simples, são pequenos ajustes que podem fazer o seu uso do VB mais tranquilo, independente do sistema que você instale, a não ser que seja uma distro Linux extremamente leve o ideal é ter ao menos 2GB de RAM para a máquina Virtual, claro, desde que você tenha ao menos 4 GB de RAM na máquina real.

Configurações do VirtualBox

Nas configurações da sua máquina virtual (clique na máquina que você instalou e clique em ‘Configurações‘) você encontra a sessão Sistema, como mostrado na imagem acima, nela existe uma barra de deslisar que permite que você ajuste a Memória base como no exemplo acima, a memória em questão é medida em MB (mega bytes) e não GB (Giga Bytes), portanto, para colocar ao menos 2 GB de RAM você precisa configurar para 2048 MB.

Coloque o máximo de memória de vídeo possível

memória de vídeo do virtualbox

Na mesma tela de configuração anterior logo abaixo da sessão Sistema existe a sessão Monitor, nela você deve marcar a opção Habilitar Aceleração 3D em Recursos Estendidos (como na imagem acima)  e na barra de deslisar de Memória de Vídeo coloque o máximo valor disponível (ele pode variar de acordo com o sistema operacional e a sua placa de vídeo).

Instalando os adicionais para convidado

Esta talvez seja a parte mais importante, os Adicionais para Convidado do VirtualBox instalam uma serie de drivers que permitem habilitar mais funcionalidades na máquina virtual, como aumentar o desempenho gráfico de maneira suficientemente satisfatória para rodar alguns games mais leves até.

No vídeo abaixo mostramos como instalar o adicionais para convidado no VirtualBox usando Linux.

Conclusão

É importante ressaltar que estas dicas foram realizadas no Linux mas podem ser aplicadas em todos os sistemas operacionais, como nestes casos:

– Linux Host, Windows Virtualizado;

– Windows Host, Linux Virtualizado;

– Linux Host, Linux Virtualizado;

– Windows Host, Windows Virtualizado;

– Mac OS Host, Windows Virtualizado;

– Mac OS Host, Linux Virtualizado;

– Linux Host, Mac OS Virtualizado;

– Windows Host, Mac OS Virtualizado.

Curtiu a dica? Agora você já pode rodar algumas aplicações mais pesadas e também testar novos sistemas sem se preocupar tanto com o desempenho.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!