NotíciasUbuntu

Lançado o primeiro Ubuntu Phone, confira as especificações e o Unboxing

Finalmente está chegando ao mercado o primeiro Smartphone com o Ubuntu, vamos conhecer um pouco melhor este aparelho?

BQ Aquaris E4.5 é o primeiro Smartphone com Ubuntu no mercado

Fico muito feliz em poder escrever isso aqui no blog, finalmente chega ao mercado o primeiro Smartphone com Ubuntu embarcado; depois de muito tempo de espera e até algumas dúvidas finalmente o sistema chegou ao mercado, pelo menos ao mercado europeu.

Apesar do aparelho ter sido anunciado ontem, deixei para escrever o post hoje por dois motivos, o primeiro é porque ontem era Domingo e no Domingo eu simplesmente não funciono (hehe) e o segundo é que eu queria reunir um material legal sobre o Ubuntu Phone para que vocês tivessem um post bem completo sobre ele.

O Promote do Ubuntu Phone

Eu sempre achei (na verdade ainda acho) que o que falta muitas vezes no mundo Linux é Marketing, mas desta vez temos pelo menos um comercial do Ubuntu Phone, confira logo abaixo vídeo promote do aparelho:

O nome do aparelho é BQ Aquaris E4.5 e carrega o Ubuntu 14.10 que é a versão mais atual, o aparelho deve receber constantes updates assim como o desktop.

O aparelho, como o nome dele sugere, tem o tamanho de 4,5 polegadas, resolução 960×540 pixels, processador quad-core MediaTek MT6582 de 1,3 GHz, 1 GB de RAM, 8 GB para armazenamento interno de dados e com suporte a um cartão de memória de até 32 GB, o aparelho também tem suporte a dois cartões SIM.

A câmera trasiera tem 8 megapixels, a câmera frontal tem 5 mexapixels, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.0, 3G (não há LTE) e bateria de 2.150 mAh.

Confira agora o Unboxing feito pelo canal Jordan Keyes, este foi o primeiro Unboxing da história com o Ubuntu Phone, histórico sem dúvida:

Comentários sobre o Unboxing

Essas são só algumas opiniões pessoais, então vamos lá!

Eu achei o aparelho muito bonito e me lembrou de leve o iPhone, com este fundo branco e tela escura, uma outra coisa que eu achei muito interessante é duas saídas de som, o que indica um som stereo com maior qualidade do que os aparelhos que tem apenas um alto-falante.

Obviamente que isso não influencia em nada mas a caixa também muito bonita, ele vem com um fone de ouvido diferente do padrão que somos acostumados com os aparelhos que são vendidos normalmente, ele está mais para um Headset mas é um diferencial.

Interface e usabilidade

O Unity do Ubuntu Phone é claramente diferente e inspirado na versão que temos atualmente, isso deve mudar em breve uma vez que a Canonical pretende unificar os ambientes mobile e desktop, uma série de adaptações devem ocorrer até lá, se você quiser dar uma olhada no que “tem de bom” no Unity Next para Desktop até o momento confira este vídeo do canal do Diolinux.

Quanto a interface para Smartphones e Tables, ela é totalmente baseada em gestos e atalhos, a BQ produziu um vídeo que mostra as principais funcionalidades do dispositivo, confira:

https://www.youtube.com/watch?v=SwmkODd5idg&feature=emb_title

Preço do Ubuntu Phone e vendas no Brasil

O primeiro aparelho com Ubuntu Phone sai com um preço bem razoável para o mercado europeu, apenas 169,90 euros algo que passa um pouco dos 500 reais, se fossemos apenas converter a moeda (sem pensar nos impostos), desta perspectiva um preço bom visto o hardware do aparelho.

A BQ é uma empresa que atua basicamente na Europa então não há muitas chances de você ter o aparelho comprando em lojas brasileiras, uma vez que a BQ nem sequer vende Smartphone algum aqui em território nacional.

Vai emplacar ou não?

O futuro ninguém sabe mas se formos falar deste Smartphone a Canonical mesmo comentou que não espera tantas vendas, ele vai provavelmente chamar a atenção das pessoas que gostam do Ubuntu e gostam de promover o Linux, talvez o maior problema seja (já comentei isso em vídeo até) a falta de uma grande biblioteca de Apps para o aparelho, ele já tem várias aplicações que devem servir o usuário básico de Smarphone, como Facebook, Twitter e Spotify, o Ubuntu Touch também suporta aplicativos em HTML5 como o Firefox OS, mas ainda falta uma ampla de gama de Apps, que é um dos motivos também do Windows Phone não emplacar.

Talvez a Canonical precise conseguir mais parcerias e despertar o interesse dos desenvolvedores em publicarem Apps para o Ubuntu Phone, e isso deve levar mais do que poucos meses.

O Aquaris E4.5 é certamente uma alívio para os desenvolvedores (“finalmente o projeto saiu do papel!”), e sabemos que o primeiro passo é sempre o mais complicado, mais uma vez a Canonical e o Ubuntu inovam no meio Linux trazendo a primeira distro com ambiente próprio saindo do Desktop para o Mobile e isso é muito legal.

E você o que achou do Ubuntu Phone, gostaria de ter um? Até a próxima! 

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!