Como instalar o editor de imagens PhotoScape no Ubuntu

Como instalar o editor de imagens PhotoScape no Ubuntu

O PhotoScape é um editor de imagens extremamente simples, eficaz e popular disponível para Windows, ele possui diversos usuários pelo mundo todo e tem um público específico, que são as pessoas que querem fazer um tratamento de imagem semi-profissional sem mexer em programas mais avançados como o Adobe Photoshop ou GIMP, hoje vamos aprender a instá-lo no Linux.

No Linux temos ótimas opções quando se fala em edição de imagem, não tem como falar disso sem tocar no nome do excelente GIMP, mas cá entre nós, eu reconheço o valor de um editor como o PhotoScape, ele é ideal para pessoas com nenhuma experiência em edição de imagem, com ele você consegue aplicar alguns filtros e fazer pequenos ajustes para deixar as suas fotos com uma aparência mais bacana.

O lado bom é que ele é grátis, o ruim é que ele só tem versão para Windows, entretanto, o software funciona extremamente bem através do Play On Linux, um utilitário para o Wine (Programa para rodar aplicativos de Windows no Linux), então para dar-lhe mais uma opção e mostrar a maleabilidade do Linux mais uma vez é que preparamos um tutorial para que você possa instalar o PhotoScape em qualquer distro Linux.

Como instalar o PhotoScape no Linux

Primeiramente vamos precisar instalar o Play On Linux, este programa está presente nos repositórios da maioria das distribuições, no caso do Ubuntu (que é o sistema que vou utilizar neste tutorial) podemos instalá-lo através da Central de Programas com poucos cliques.

Clique para instalar o Play On Linux no Ubuntu

O próximo passo será baixar o PhotoScape, baixe diretamente do site para evitar que sejam oferecidos programas de terceiros (vide Baidu e adjacentes), para fazer o download clique aqui.

Agora abra o Play On Linux pelo menu do seu sistema:

1 – Clique em “Instalar” e na parte inferior clique em “Instalar um programa não listado”

PhotoScape no Linux

2 – Na tela seguinte, clique em “Avançar

PhotoScape no Linux

3 – Na próxima etapa seleciona a opção “Instalar um programa em uma unidade virtual nova” e posteriormente clique em “Avançar

PhotoScape no Linux

4 – Na etapa seguinte você pode dar o nome que quiser a instalação, por questão de organização eu sempre coloco o nome do programa que estou instalando então minha sugestão é colocar “photoscape“, feito isso clique em “Avançar” novamente.

PhotoScape no Linux

5 – Na próxima tela não é necessário configurar nada apenas clique em “Avançar” mais uma vez.

PhotoScape no Linux

6 – Na próxima tela selecione a instalação de 32 bits e clique uma vez mais em “Avançar

PhotoScape no Linux

7 – Aguarde enquanto o Wine é configurado

PhotoScape no Linux

8 – Clique no botão “Navegar” e selecione o instalador do PhotoScape, depois disso clique em “Avançar“.

PhotoScape no Linux

9 – Nesta etapa o instalador do PhotoScape vai se abrir e você deve proceder a instalação exatamente como faria no Windows, dando Next e selecionando as opções que você considera convenientes.

PhotoScape no Linux

10 – Assim que a instalação for concluída o Play On Linux irá sugerir que você crie atalhos para o aplicativo na área de trabalho e no próprio Play On Linux, você pode escolher as opções que desejar.

PhotoScape no Linux

E aí está o aplicativo rodando com todas as suas ferramentas no Ubuntu 14.04 LTS.

PhotoScape no Linux

A partir de agora sempre que você quiser usar o PhotoScape basta abrir o Play On Linux, selecionar o aplicativo e clicar em “Play” ou “Executar”.

Caso você tenha alguma dúvida preparamos um vídeo explicando todos os detalhes de uso do PlayOnLinux, clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal.

Pelos testes que realizei, apesar da aparência “Windows XP” o software funciona perfeitamente, todos os efeitos e ajustes rápidos que são suas melhores características estão todos funcionando sem apresentar bugs.

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste