Notícias

XBMC muda de nome para evitar problemas legais

XBMC passará a se chamar Kodi Entertainment Center

Se você é um rapaz ou uma rapariga (ó pá) que sempre acompanha as notícias do mundo Linux possivelmente você tenha lido nesta semana que passou algo sobre o XBMC mudar de nome, o software passaria então a se chamar “Kodi”.

É claro que eu não vim aqui para noticiar este fato, apesar de “meio que estar fazendo” isso, se fosse uma notícia eu estaria atrasado não é verdade? 

Antes de comentar sobre essa mudança de nome acho que talvez seja interessante eu apresentar um pouco melhor o XBMC, digo, o Kodi para você. Acredito que se você está lendo isso aqui é porque conhece e talvez até use o XBMC, se não, você está lendo porque por algum motivo você gosta do que eu escrevo e neste caso, muito obrigado!

Caso você não conheça, o até então chamado XBMC (XBOX MEDIA CENTER), é um projeto Open Source que foi criado lá na época do Xbox (O primeirão) para ser usado como uma aplicação multimídia no console, e claro foi portado para os melhores sistemas operacionais do mercado, dessa forma muitas pessoas utilizam-no como uma única aplicação para gerir todas as suas mídias, sejam músicas, vídeos, fotos e até mesmo outros recursos como assistir televisão.

Na sua primeira versão o software se chamava XBMP (Xbox Media Player) mas depois de um tempo mais funções foram incorporadas e já não fazia mais sentido chamá-lo apenas de “player”, foi então que o projeto passou a se chamar XBMC.

Depois de aproximadamente 4 anos adotando este nome e depois se sofrer alguns problemas legais com o nome, afinal o nome Xbox pertence à Microsoft, e como diria o nosso amigo Jean Hanusch, “a Microsoft tem uma mão sexual…“, essa é uma piada interna e se você não entendeu escute este episódio do Diocast, e para evitar mais problemas (segundo o blog oficial parece que eles tiveram alguns) por bem eles resolveram mudar o nome do projeto para Kodi.

Essa simples mudança não altera em nada o programa (a não ser o nome, claro!) e ele deve seguir o seu desenvolvimento normal, na Central de Programas do Ubuntu você ainda vai encontrá-lo com o nome XBMC mas assim que os repositórios se atualizarem e a versão final do Kodi “chegar até as bancas de jornais” ele estará disponível com este outro nome.

Agora, por que raios essa bagaça se chamará Kodi?

No anúncio oficial não há um bom motivo, e vi algumas pessoas perguntando sobre isso aos desenvolvedores nos comentários sem ter uma reposta por parte deles, então eu resolvi pesquisar no tio Google para ver o que havia com o nome “Kodi” por lá, vejamos:

Kodi Balto

Kodi é o nome de um cachorro do filme “Balto” que passava na sessão da tarde, você que já não é tão jovem assim talvez lembre, Kodi também é o nome de um ator Australiano que interpretou em uma peça de pouca fama o papel de Romeu, é o nome de um jogador de futebol americano, não importa a posição e nem o time (aquilo não é soccer fí!) e é também o nome de uma rádio AM da cidade de Wyoming nos EUA, ou seja, nada que eu considere um bom motivo para colocar como nome do programa.

Talvez, e apenas talvez, “Kodi” seja uma brincadeira com o nome “Code” que significa “Código” em inglês, é uma ideia melhor mas mesmo assim não muito boa, e você sabe do que se trata o nome Kodi? Deixe a sua ideia sobre a origem do nome aí nos comentários, quem sabe a gente descobre né?

E você sabia que o XBMC não foi o único projeto a ter que mudar de nome recentemente? O pessoal do Elementary OS mudou o nome do seu futuro lançamento por causa do terroristas, parece estranho e é mesmo, confira aqui.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!