Diolinux OS 5 disponível para download
NotíciasSistemas operacionais

Diolinux OS 5 disponível para download

Ubuntu Diolinux Edition baseado no Ubuntu 14.04 LTS está pronto para você!

Depois de um bom tempo em fim saiu a mais nova versão da nossa remasterização do Ubuntu, o chamado Diolinux OS (ou Ubuntu Diolinux Edition) chega a sua quinta versão.

Objetivo

Em primeiro lugar gostaria de esclarecer a função do Diolinux OS, muitos argumentam da inutilidade de se criar uma nova distribuição e eu realmente concordo com isso, já existem tantas boas não é verdade? É por isso que gosto de deixar claro que o Diolinux OS é uma remasterização simples e útil do Ubuntu e não um novo sistema.

A ideia é levar até você o Ubuntu um pouco mais puro do que ele é, como analogia podemos usar o Android que possui uma versão “original” e outras modificadas pelas fabricantes, neste caso estamos oferecendo um Ubuntu com uma seleção de softwares e configurações de acordo com as necessidades da maioria, um sistema totalmente out of the box com o ambiente Unity para que você possa simplesmente instalar e sair usando.

PlayOnLinux vem como padrão

Quer saber o que tem de diferente neste Ubuntu modificado?

Acho que se tem uma coisa que o Diolinux OS é, é prático, especialmente para quem não tem muito tempo de ficar instalando programas e mais programas na pós instalação, sabemos que cada usuário tem um gosto diferente mas a nossa seleção certamente é satisfatória, vejamos:

Base: Ubuntu 14.04.1 LTS 64 bits, Kernel Linux 3.13, Unity 7.2.2.

Aparência: Isso não é muito relevante e se existe algo que com toda a certeza gera divergência são temas e ícones, e acrescentá-los só faria a ISO ficar ainda maior, então resolvemos não alterar nada, apenas o papel de parede padrão para deixar a nossa marca, os demais wallpapers são o mesmos, então, personalize à vontade.

Multimídia: O Diolinux OS vem com todos os codecs inclusos através do pacote ubuntu-restricted-extras que foi previamente instalado, traz o player multimídia Banshee que pode ser utilizado tanto para reprodução musical quanto para reprodução de vídeo, a distro traz também o famoso player VLC, em contrapartida foram retirados o Totem e o Rhythmbox do Ubuntu original, o Brasero permanece no sistema como gravador de CD/DVD e o programa para Webcam Cheese também.

Banshee gerenciando a biblioteca de músicas

Acessórios: Dentre os acessórios do sistema podemos acrescentar o Shutter como ferramenta de captura e uma leve mudança do tema do editor de textos Gedit para tons escuros.

Gráficos: Aqui temos uma boa novidade, incluímos o nosso GIMPSHOP no sistema, que nada mais é do que o GIMP com a configuração do Adobe Photoshop, tanto ícones quanto organização visual e até mesmo as teclas de atalho; como visualizador de imagens padrão temos o Shotwell, que além de poder organizar as imagens em álbuns ainda possui ferramentas para fazer pequenas correções nas imagens, o Eye of Gnome foi mantido por conta de dependências e pode ser usado também sem maiores problemas.

GIMP do Diolinux

Internet: Como aplicações para internet tivemos uma mudança boa de time, para arquivos de torrent temos o qBittorrent como padrão, o Skype 4.3 também vem por padrão, o Firefox já com o Flash instalado e o Google Chrome completam o time.

Jogos: Foram removidos todos os joguinhos quem vem por padrão no Ubuntu entretanto em seu lugar temos o Steam e o PlayOnLinux, que por tabela já serve para rodar outras aplicações de Windows no Linux.

Lançador Steam já vem por padrão

Personalização: A nossa versão remasterizada do Ubuntu também traz consigo o Unity Tweak e o Ubuntu Tweak para facilitar a personalização do sistema.

Outras modificações:

– Ativada pesquisa recursiva no Nautilus;

– Adicionados ícones de múltiplas áreas de trabalho e  mostrar área de trabalho à barra lateral do Unity;

– Adicionada ferramente de configuração gráfica do Firefox GUFW;

– Removido Remmina;

– Removido Landscape;

– Desativadas buscas e integração online da Dash;

– Desativado envio de relatórios de erros para a Canonical;

– Instalado Java Oracle 7;

– Adicionado Synaptic como opção para gerenciamento de pacotes;

– Adicionado particionador GParted;

– Desativado Blur do fundo do menu;

– Desativado Efeitos no Compiz;

– Ativado MinimeOnClick;

– Idioma PT_br por padrão;

– Empathy, Orca e Thunderbird saíram;

– Preload instalado por padrão;

Entre outras pequenas modificações em prol do desempenho, observe abaixo o consumo do sistema logo depois de instalado:

Consumo de memória e processador

Se você gostou do nosso projeto e gostaria de baixar para testar e quem sabe até usar como sistema principal faça o download nesta página.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!