Tutoriais

Renomeando arquivos e pastas os quais são frutos de conflito de codificação através do Detox

Arquivos com problemas de codificação? Confira esta dica!

O problema

A primeira vez que instalei o linux, não usei a codificação padrão UTF8. Na ocasião, estava pesquisando um pouco sobre o assunto e no ímpeto usei a codificação ISO 8859-1 como padrão dos arquivos do Debian.

Até aí tudo bem, ou mais ou menos….Como já tinha outros arquivos e pastas gerados na codificação UTF8 Percebi que muitos nomes de arquivos e pastas estavam estranhos ou quando eu eu tentava acessar uma pasta usando como padrão do sistema a codificação X para arquivos e pastas, as pastas geradas na codificação Y, não abriam, especialmente as que tinha os caracteres “ç ^´~ `”.

A insistência Depois de quebrar muita cabeça não consegui encontrar uma solução que renomeasse todos os arquivos e pastas de maneira satisfatória, convertendo uma codificação na outra. Pelo que pesquisei a solução mais usada para isso é o “convmv”.

A solução que funcionou com facilidade 

A partir disso, decidi nomear manualmente as pastas e arquivos de modo a retirar os acentos e cedilhas, para quando eu voltar a codificação UTF8 as pastas ficarem acessíveis. Sorte minha que encontrei uma solução que renomeou todos os arquivos e pastas do computador, o único problema detectado até agora é que alguns nomes ficaram truncados, faltando caracteres haja vista que tais caracteres “problemáticos” foram retirados. 

Por fim usei o seguinte comando no terminal :

$detox -r -s utf_8 /path/to/old/win/files/dir

Este artigo foi enviado pelo leitor  +Roniel Sampaio e NÃO foi testado pela equipe do Diolinux. 

Se você quiser enviar o seu artigo e participar também do blog nos envie a sua dica ou tutorial através do E-mail: [email protected]

Fonte.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!