Ativando a função "Minimizar ao clicar" no Ubuntu 14.04 LTS
TutoriaisUbuntu

Ativando a função “Minimizar ao clicar” no Ubuntu 14.04 LTS

Ative essa nova funcionalidade do Ubuntu

Acho que este é o primeiro tutorial exclusivo do novo Ubuntu 14.04 LTS, o sistema deverá sair em poucos dias e poderemos ver as novidades em breve.

Como eu não gosto muito de esperar já estou utilizando essa versão mesmo que ela ainda não tenha sido lançada oficialmente, um dos novos recursos para Unity me agradou muito que é a função de minimizar ao clicar em um ícone da Dash.

O comportamento normal de um programa aberto no Ubuntu é poder ser minimizado apenas quando o usuário clica no botão de minimizar, entretanto, agora ainda que não veja por padrão existe a opção de Minimizar e Restaurar as janelas simplesmente clicando no ícone do programa na barra lateral.

Como fazer isso?

Muito simples, vamos precisar instalar o gerenciador de configurações do Compiz, para isso você pode procurar por “compizconfig” na central de programas do Ubuntu, ou usar o terminal e instalar com o comando:

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

Uma vez instalado o programa vamos abrir ele pelo menu digitando a palavra “compiz”, abra o programa e procure a sessão “Ubuntu Unity Plugin”, tome cuidado ao mexer no Compiz pois ele é uma parte muito sensível do sistema.

minimize-click-ubuntu-unity

Dentro do Plugin do Unity na aba “Launcher” procure a opção “Minimize Single Window Applications (Unsupported)” e marque a caixa correspondente como na imagem acima.

Pronto, o recurso já deve estar funcionando, como ele é um recurso ainda em desenvolvimento existe essa mensagem de aviso na caixa mas estou usando ele até agora sem problemas, caso você tenha algum, basta voltar até o compiz e desmarcar a opção.

*Essa função existe apenas no Ubuntu 14.04 LTS*

Até a próxima!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!