Como converter qualquer arquivo para qualquer formato no Linux sem baixar nenhum programa

Parece milagre, mas é o poder do Linux!

Hoje tive um problema, queria rodar um sistema no VirtualBox, o Mac OS SnowLeopard, mas a imagem do sistema era no formato IMG, formato esse que o VirtualBox não aceita, precisava mudar o formato dela para ISO.
Pesquisei muito, programas para Windows inclusive mas nada… nem o badalado Format Factory faz tal milagre. 
Para a minha surpresa, descobri pesquisando o Ubuntu ( O Linux de maneira geral ) Poderia fazer isso por mim sem que eu precisasse instalar absolutamente nada!

Como converter IMG para ISO

O recurso milagroso é na verdade um implementação de sistemas Unix, e o Linux sendo um derivado herdou essa ferramenta chamada singelamente de DD.
O DD é um conversor/copiador em modo texto para o Linux e pode, segundo os testes que eu fiz, converter IMG para ISO, RMVB para AVI, FLV, MP4, MP3, WMA… e por aí vai, estes foram os formatos que eu testei e comprovei que funcionam.
converter-img-em-iso

Mas como ele funciona?

O que faz dele melhor ainda é que são comandos muito simples, veja bem, no exemplo vou converter o tal arquivo Mac.img em Mac.iso.

dd if=/home/usuario/Downloads/mac.img of=/home/usuario/Documents/mac.iso

Repare que eu destaquei 3 trechos do comando simples, vou explicar como funciona, a primeira parte “dd if=” serve para iniciar o comando, daí para frente a parte azul é a localização do arquivo com a sua extensão, a segunda parte começa com “of=”, que é o comando de saída, a parte azul é o diretório onde você deseja salvar o arquivo convertido/copiado com a extensão que você deseja que ele tenha, repare no final que eu coloquei “.iso”.
A imagem do Mac era de 4,9 GB, e foi convertida em 5 min aproximadamente, fiz o texto com outros arquivos de mídia, vídeos, audios e a conversão foi instantânea.
Vou te dizer, parece mágica é incrível!
Faça o teste, nunca mais você vai precisar de um programa para converter formatos!
Essa é a melhor dica do mês com toda a certeza!
Até a próxima!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?


Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 
@dionatanvs+Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:
Talvez Você Também Goste