GNOMETutoriaisUbuntu

Instale o Gnome-Shell completo no Ubuntu 12.10

Tenha o ambiente do Ubuntu Gnome-Remix sem precisar baixar outra ISO

Todos sabemos que o Ubuntu original vem com o Unity, interface que a Canonical vem firmando a cada versão, porém nem todos se mostram satisfeitos com esse ambiente gráfico e não abrem mão do Gnome.

Tanto se falou que a Canonical resolveu fazer um versão do Ubuntu que vem com Gnome, o chamado Ubuntu Gnome-Remix.

Eu particularmente não baixei a ISO do Ubuntu Gnome Remix ( baixe aqui ), mas gosto do Gnome e curto sempre estar por dentro das ultimas novidades.

Se você foi um daqueles que baixou o Ubuntu novo ( com Unity ) e não gostou do que viu quem sabe o Gnome Desktop seja a sua salvação, sendo assim com este tutorial você não vai precisar baixar tudo de novo, são apenas alguns pacotes.

Em adicional leia este artigo no meu amigo Vinícius Vieira do blog Seja Livre parceiro do Diolinux, onde ele argumenta e questiona sobre o Ubuntu com Gnome do lugar do Unity

Instalação

Você precisará instalar alguns pacote para ter o Ubuntu Gnome na sua máquina, portanto abra o seu terminal e cole os seguintes comandos:

sudo apt-get install ubuntu-gnome-desktop ubuntu-gnome-default-settings

Com o comando acima você irá instalar o desktop base e as configurações padrões do Gnome ( inclusive aqueles ícones ferios pra caramba! rsrsrs )

Bom, este próximo comando é opcional, se você gosta do LightDM como gerenciador de login não faça o passo a seguir, caso contrário ative o GDM com este comando:

sudo dpkg-reconfigure gdm

Na tela que abrir você poderá escolher o gerenciador de login, se desejar o GDM, selecione “GDM” na janela e dê ENTER.

Muito bem, agora podemos remover o pacote Ubuntu-Settings (opcional)

sudo apt-get remove ubuntu-settings

Repare que o pacote Ubuntu-Desktop vai ser desinstalado, mas não se preocupe ele não deve afetar o seu sistema como meta pacote que é, a este pacote é atribuído algumas configurações do Ubuntu como os ícones de controle da janela do lado esquerdo e assim por diante.

Instale o que está faltando 

sudo apt-get install gnome-documents gnome-boxes
sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3
sudo apt-get remove overlay-scrollbar*

Com os comandos acima você vai instalar a documentação do Gnome, adicionar o repositório oficial do Gnome 3, assim algumas aplicações poderão ser atualizadas para a ultima versão, como  o Totem e o próprio Gnome-Shell.

O último comando serve para remover o as barras de rolagem que overlay, aquelas que aparecem do lada e que você não precisa rolar para navegar pela página.

Finalizando 

Reinicie o computador para que todas as alterações tenham sucesso, encerrar a sessão pode não ser suficiente,  e selecione GNOME no menu da tela de login.

Pronto, agora você tem o Ubuntu Gnome-Remix a sua disposição.

Ubuntu-gnme-remix
Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!