Wayland no Linux Mint e a data de lançamento do KDE Plasma 6.0
Sejam bem-vindos ao Diolinux News! Nessa semana, temos novidades sobre Wayland no Linux Mint, a revelação da data de lançamento do KDE Plasma 6.0 e muito mais!
Wayland no Linux Mint
O Mint é uma das distros mais queridas pelos usuários Linux do Brasil. Mas uma grande tecnologia que ainda não existe dentro do sistema, é o suporte ao Wayland. Em dezembro devemos receber o Linux Mint 21.3, chegando com a interface Cinnamon 6.0, junto ao suporte experimental a Wayland, ou seja, com bugs e falta de recursos.
Na última publicação do blog da distribuição, foi dito inclusive que o objetivo é compatibilizar o sistema ao Wayland até 2026, um longo trabalho pela frente. Ainda foi compartilhado um painel do Trello mostrando tudo o que ainda precisa ser feito, junto aos problemas já encontrados, então caso você queira acompanhar de perto essa evolução, lá é um bom lugar para começar.
KDE Plasma 6.0
Já publicamos sobre o lançamento do KDE Plasma 5.27, a última versão antes do KDE Plasma 6.0. Agora temos uma data mais concreta para a próxima edição. Se nada der errado, em novembro a versão 6.0 entra em estágio Alfa, em janeiro veremos a versão release candidate, e no dia 28 de fevereiro de 2024, teremos finalmente o lançamento oficial do KDE Plasma 6.0!
Essa nova versão promete uma série de novidades, e a maior delas sem dúvida é a utilização do Wayland por padrão. Além disso, ele também trará suporte a accent color nas barras de cabeçalho dos aplicativos, uma barra de tarefas flutuante e várias outras melhorias!
Discord verificado no Flathub
A partir de agora, se você entrar na página do Discord no Flathub, poderá ver que o desenvolvedor é verificado. Isso quer dizer que ele não é mais empacotado e publicado pela comunidade, mas pela própria equipe do Discord.
O que isso muda na prática? Não muita coisa, já que o Discord em si continua com a mesma experiência, mesmas funcionalidades e tudo mais.
Porém, isso quer dizer que o pacote vem de uma fonte confiável, e você pode baixar com a paz de espírito de que não é algum desenvolvedor malicioso, ou algo do tipo.
Fedora 39 adiado
Neste momento, era para já termos anunciado o lançamento do Fedora 39 por aqui. Mas infelizmente isso acabou não acontecendo. A expectativa de lançamento para a nova versão era o dia 18 de outubro, mas por conta de alguns bugs, foi adiado.
Um dos principais problemas que atrapalharam o lançamento foi na imagem para Raspberry Pi. Alguns outros bugs como falha no carregamento do kernel durante o boot, além de um erro que impedia o carregamento do Fedora Server 39 pelo cartão SD, também acabaram prejudicando o lançamento.
Chegou a ser cogitado o lançamento da versão mesmo assim, com um aviso aos usuários, junto a promessa de correção em atualizações futuras, mas por conta da abundância de bugs, ficou decidido adiar. A próxima data sugerida para lançamento é 7 de novembro.
Fim do Delta RPM
Ainda falando em Fedora, pode ser que ele perca uma funcionalidade. O Delta RPM é um tipo de pacote presente no Fedora que permite baixar apenas a parte modificada, sem precisar baixar ele por completo numa atualização.
Em teoria, era para ser uma solução perfeita, mas ela vem com alguns problemas. O primeiro deles é o uso muito alto de CPU do usuário, já que a montagem do novo pacote é local. Além disso, ainda existe o risco de falha, exigindo baixar o pacote completo de qualquer maneira.
Segundo dados levantados, nem todos os pacotes contam com suporte para Delta RPM, e a economia média de dados nas atualizações é de apenas 8%. Por isso, existe uma proposta para que a partir do Fedora 40, a distribuição não empacote mais no formato Delta RPM.
Adblock no YouTube
Outra coisa que pode estar com os dias contados, é o uso de adblock no YouTube. Recentemente diversos usuários estão se queixando que não conseguem mais bloquear anúncios no YouTube por meio de extensões.
Isso acontece porque a plataforma está conseguindo identificar estes usuários, e depois de alguns vídeos, um pop-up surge dizendo que o player de vídeo será bloqueado, e que a única maneira de desbloquear é abrindo exceção para os anúncios do YouTube, ou assinando o YouTube Premium.
Mas na realidade, isso sempre foi uma briga de gato e rato, e a gente sabe que essa história não deve acabar por aqui.
Preço do Xbox Series S subiu
Até pouco tempo, para quem quisesse os jogos mais recentes sem gastar muito, o Xbox Series S era um dos melhores custo-benefício. Parece que isso tem data para acabar. Segundo o site The Enemy, o Xbox Series S recebeu um grande reajuste de preço. Até então, o valor sugerido pela Microsoft ao console, era de R$ 2649, apesar de encontrar por valores menores que isso no varejo. Agora, esse valor deve subir para 3599 reais.
Isto é apenas 400 reais a menos que o PlayStation 5 mais barato, que, diferentemente do Series S, consegue rodar jogos em 4k. Com o novo valor do Xbox Series S, podemos comprar um Steam Deck, sobrando dinheiro para uns jogos, ou se tornar membro Diolinux.
Jogo em promoção na semana
Falando em jogo, a recomendação dessa semana é para curtir com a família e amigos numa festa! O jogo Moving Out é um simulador de mudança, com apelo ao absurdo. Assuma o papel de técnico de realocação de móveis recém-certificado que topa qualquer tipo de trabalho, por mais perigoso ou estranho que seja, promovendo momentos divertidos.
Moving Out está com 75% de desconto no Steam, custando menos de R$ 15. Ele roda tranquilamente no Linux pelo Proton, a camada de compatibilidade da Valve, com ranking platina no ProtonDB.
Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo do Linux e da tecnologia, se inscreva em nossa newsletter.