VídeoTecnologia

Teclado 64 e 84 teclas Epomaker – Qual a diferença?

Quando o computador entra para o cotidiano, não basta ele rodar os programas que a gente precisa, precisa ser confortável, até mesmo para preservar a nossa saúde e aumentar o rendimento no trabalho. O teclado é uma peça chave na hora de construir um setup agradável, os mecânicos se destacam por serem responsivos e pela modularidade, permitindo ajustar o barulho e a sensação tátil, trocando os switches, botões que ficam recobertos pelas teclas.

Mas dependendo das tarefas que você executa, não há a necessidade de um teclado ABNT-2 completo, com 107 teclas ou mais, ocupando espaço na sua mesa. Testamos dois teclados mecânicos reduzidos da Epomaker, um com 64 e o outro, com 84 teclas. Entenda qual a diferença entre eles.

Epomaker EP64 e Epomaker EP84 Plus

Olhando rapidamente, os dois modelos têm design muito similar, mas prestando um pouco de atenção, percebemos as diferenças. O Epomaker EP84 Plus tem todas as teclas, comparado a um ABNT-2 completo, exceto as numéricas da lateral direita, Pause Break, Scroll Lock e Menu de Contexto, além disso, o botão Windows do lado direito, foi substituído por um de função.

Enquanto isso, o Epomaker EP64, teclado 64 teclas, comparado ao de 84, não tem nenhuma tecla de função (F1 ao F12), nem teclas como Print Screen, Page Up/Down, End, home, Insert e Alt direito. Ambos teclados têm o layout americano, ou seja, não tem a tecla Ç.

Teclado 64 e 84 teclas Epomaker - Qual a diferença? 1

Recebemos cada teclado com um tipo de switch diferente fabricados pela Epomaker, entretanto, a diferença é sutil. O modelo Mulan, identificado com vermelho, oferece um pouco mais de resistência ao toque, enquanto o Wisteria, cinza, tem o barulho mais alto ao teclar.

A bateria dos dois teclados podem durar entre 20 e 30 dias de carga, dependendo do uso da retroiluminação RGB, o corpo é feito em metal, bastante sólido, o menor pesa 600 g e o maior, 800 g, eles não tem ajuste de inclinação, apesar de já serem consideravelmente inclinados. Eles têm modo Windows/Linux e Mac, ajustável por uma chave na parte de trás, podendo ser utilizados em até 3 computadores, algo controlado pelo atalho Fn + algum número de 1 a 3. Conseguimos conectar o Epomaker EP64 e o Epomaker EP84 Plus por um cabo USB-C, Bluetooth ou rádio, com um dongle que vem junto ao equipamento.

Estes são teclados mecânicos personalizados para quem busca montar um setup minimalista, se preocupando não apenas com a qualidade, mas com o aspecto dos componentes. Sendo assim, estão longe de ser a opção mais barata do mercado, por outro lado, com o preço girando em torno de 50 dólares, é bastante competitivo comparado a modelos equivalentes de outras marcas.

Caso você esteja em busca de um teclado mecânico com aspecto mais ousado e controle de volume do computador, conheça o Epomaker TH80X.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!