Selo de verificação no Gmail, mais novidades no elementary OS 7, Opera One
Sejam bem-vindos a mais um episódio do Diolinux News! No episódio falamos sobre o novo selo de verificação no Gmail, a mudança no ícone de cadeado no Google Chrome, sobre um novo navegador, mais novidades no elementary OS, a Nintendo e muito mais!
Selo de verificação no Gmail
Agora dá pra ter o selo de verificação no Gmail, mas não funciona da mesma maneira que o Twitter ou Instagram. Diferentemente das redes sociais, no Gmail não é uma verificação paga para qualquer usuário, mas sim uma maneira de identificar grandes marcas para tentar diminuir os golpes que tanto acontecem via e-mail.
Para isso, a marca precisa utilizar uma funcionalidade chamada BIMI, que é basicamente uma verificação para garantir que aquele domínio é realmente daquela marca, inclusive é necessário que o logo esteja protegido por trademark, para só assim exibir para todos os usuários do Gmail.
O BIMI já existia no Gmail desde 2021, mas agora as marcas que aproveitam dessa tecnologia também ganharão um selo de verificado ao lado do nome, para ficar ainda mais visível de que aquela marca é legítima, e não um golpe qualquer.
Cadeado do Chrome
Ainda falando do Google, eles anunciaram que no futuro o Google Chrome deverá perder o símbolo de cadeado ao lado do endereço do site. O símbolo deve ser substituído por um ícone que represente melhor configurações, já que é naquela área que você pode mudar as permissões de câmera, microfone, localização, e acessar algumas outras informações de cada site, como os cookies, por exemplo.
Segundo o Google, essa mudança deverá acontecer, porque, segundo uma pesquisa, aquele símbolo acaba confundindo os usuários, que têm a sensação de que é uma garantia que o site é seguro, o que nem sempre é verdade. O símbolo de cadeado significa apenas que o site utiliza uma conexão HTTPS segura, o que não significa que o site é seguro como um todo. O novo ícone deverá aparecer no Google Chrome 117, que está programado para setembro deste ano.
Você utiliza o Opera por aí? Pois saiba que ele está sendo refeito completamente do zero. Com o nome de Opera One, esse é um projeto que está refazendo o navegador de maneira completamente modular. Ele é considerado o primeiro navegador baseado em Chromium a utilizar um compositor multinuclear na interface e por conta da sua modularidade, será mais fácil adicionar novas funcionalidades no futuro, como serviços web de I.A. por exemplo.
No momento, o Opera One ainda está disponível em acesso antecipado, mas foi prometido que até o final do ano ele deve ser lançado oficialmente, substituindo o Opera atual, tanto no Windows, quanto no macOS e Linux.
Novidades do elementary OS
Mais um mês, mais novidades do elementary OS. Assim como no último mês, desta vez teve uma série de correções de bugs, além de algumas novidades em funcionalidades e visuais. Primeiramente, o aplicativo de e-mail agora lida melhor com contas recém-adicionadas, ademais, a tela para compor uma nova mensagem agora abre em uma janela completamente separada, o que melhora a experiência para quem precisa ter mais de um rascunho aberto ao mesmo tempo.
O navegador Web está portado para o GTK 4, o que garante uma melhor compatibilidade e desempenho. Nas configurações do sistema, a opção para desabilitar as animações mudou para a área de aparência, e se chama “Reduce Motion”.
O onboarding, aquela série de páginas que aparece assim que você loga no sistema pela primeira vez, recebeu um leve redesign, agora tem uma melhor explicação, novos ícones e uma fonte mais marcante.
Marcel Campos agora na OnePLUS
O Marcel Campos é um brasileiro que por muitos anos esteve envolvido no marketing global da Asus. Inclusive, a gente tem um episódio do Diocast com ele. Desligado recentemente da empresa, nesta semana ele compartilhou no seu canal do YouTube a sua próxima jornada: agora ele está na OnePLUS!
Isso não significa que a Oneplus está vindo para o Brasil, já que ele também deixou isso bem claro que vai ser diretor de marketing integrado focado no mercado norte-americano.
Final Cut e Logic Pro no iPad
Parece que agora finalmente o iPad será uma alternativa de peso para os profissionais criativos, porque a Apple anunciou que o Final Cut Pro e o Logic Pro estão chegando para os iPads mais recentes com chip M1.
O Final Cut é um software de edição profissional concorrente do Davinci Resolve, enquanto o Logic Pro é um software para criação de música, amplamente utilizado na indústria. Agora você não precisa de um computador caro para fazer seus vídeos e músicas. Só de um tablet caro.
Nintendo ataca a emulação
Falta pouco tempo para o lançamento do Tears of the Kingdom, mas há pouco menos de uma semana, o jogo vazou na internet, então a Nintendo decidiu retaliar. Conhecida por combater emulação sempre que possível, no mais novo capítulo, a Nintendo fez um pedido para derrubar do GitHub o projeto de código aberto Lockpick, que permite usuários extraírem chaves dos seus próprios consoles para utilizar em um emulador.
Isso é claramente uma tentativa de intimidar a emulação em um período tão próximo do seu maior lançamento, já que este projeto tecnicamente não é ilegal nos Estados Unidos.
Se você quiser receber mais notícias do que aconteceu no mundo da tecnologia e do open source, é só se inscrever na nossa newsletter.