Diferencie quais cursos online valem a pena
A internet está cheia de cursos online que prometem ensinar formas de ganhar dinheiro rápido e com pouco esforço, principalmente na área da tecnologia, mas qualquer adulto com experiência no mercado, sabe que a realidade não funciona desse jeito. É necessário saber separar o joio do trigo, afinal, existem bons cursos, que podem realmente te ajudar a conseguir trabalho e é sobre isso que, neste vídeo, falamos com o pessoal da Trybe.
É importante ser realista e saber que a carreira é um investimento, uma construção de longo prazo, sendo assim, o sucesso não é imediato e não existe uma fórmula para enriquecer, é sempre necessário estudar e aprender enquanto trabalha, para se atualizar e continuar competitivo. Parafraseando o João Duarte, CTO da plataforma Trybe, existem cursos online e presenciais, com ou sem certificado, com qualidade boa ou duvidosa, mas a maior parte do sucesso, no fim das contas, depende mais de você do que de onde você aprende.
Diferencie cursos online que valem a pena
Existem muitos cursos online que prometem mundos e fundos, mas entregam uma formação rasa, estas certamente são as piores opções para você escolher, afinal, promessas vazias não levam a nada. Parando pra pensar, qual o sentido de alguém que tem um conhecimento incrível com o qual é possível ganhar muito dinheiro, ficar vendendo cursos pela internet? Seria mais lógico focar neste conhecimento para ganhar ainda mais.
Se você tem uma veia mais autodidata, pode encontrar diversos tutoriais e cursos online gratuitos no YouTube (nos canais Diolinux e Diolinux Labs, por exemplo), ou em plataformas como a Coursera, muitas vezes sem certificado, mas com o conhecimento necessário para você realizar certas tarefas. Isto pode ser complicado, pois depende muito de você e sua persistência, além disso, a presença de alguém que entende da área é valioso e ajuda muito a organizar e otimizar os estudos, sem contar que, criar uma rede de contatos é muito importante.
Nem todas as promessas que estão na internet são falsas. A Trybe, por exemplo, tem um índice de 92% de seus alunos empregados e esta informação pode ser e é auditada por terceiros. É claro que alguém recém formado não começa ganhando uma fortuna, mas com a renda média de um profissional iniciante, já é possível se manter dignamente na maioria das cidades do Brasil. Na verdade, a Trybe confia tanto na qualidade de seu serviço, que oferece um plano onde o aluno só paga o curso quando tiver condições financeiras para isto.
Uma maneira de atestar a qualidade de um curso é vendo quais empresas confiam na sua qualidade e o que andam falando sobre ele na internet. A Trybe, por exemplo, tem parcerias com gigantes, como Google e XP Inc, que contratam alunos e investem na plataforma, além de ser referência de formação online em tecnologia pela mídia.
Este vídeo é um corte do Diocast, o seu podcast sobre Linux e tecnologia. Assista na Integra!
Por onde você estuda? Você recomendaria algum curso? Conte nos comentários! Explore nosso site e conheça o nosso fórum, para aprender muito sobre Linux e tecnologia!