VídeoTecnologia

Testamos uma placa de vídeo RX 5500 XT da Mancer

O pessoal da Pichau enviou para a gente uma unidade da placa de vídeo RX 5500 XT, da marca Mancer. Essa placa, com chip AMD, é muito visada por quem quer jogar títulos atuais sem gastar muito dinheiro, além disso, possui consideráveis facilidades técnicas para a instalação no Linux. Confira nossas primeiras impressões.

RX 5500 XT, um bom custo benefício para gamers

O modelo da placa que recebemos, tem toda uma temática gamer, com cores roxo e preto, ela é robusta, ocupando duas baias do gabinete, podendo obstruir a entrada PCI Express abaixo. Seu design é bacana, seguindo tendências dessa faixa de preço, abaixo de mil reais. Ela possui portas para até quatro monitores, três Display Port e um HDMI. Vamos às especificações técnicas:

  • A placa utiliza barramento PCI Express 4.0;
  • A GPU roda com frequência de 1717 MHz;
  • Ela possui 1408 stream processors, os núcleos de processamento de vídeo da AMD;
  • Os 8GB de memória GDDR6 funcionam a 1750 MHz, numa interface 128 bit;
  • Possui um conector de energia de 8 pinos.
Testamos uma placa de vídeo RX 5500 XT da Mancer 2

Para todo o conjunto funcionar, são consumidos 130W de potência, a AMD recomenda uma fonte de alimentação de pelo menos 450W. Na caixa, além da placa de vídeo e da garantia, vem uma chave de fenda para você conseguir instalar sem precisar passar na loja de ferramentas. 

Este é um modelo consideravelmente popular, no Steam Hardware Survey de janeiro de 2024, figurou no top 10 GPUs da marca AMD mais utilizadas. Em jogos, a RX 5500 XT não decepcionou, nos nossos testes, manteve uma taxa acima de 60 quadros por segundo no The Witcher 3, Doom e Metro Exodus com configurações altas, num computador equipado com o processador AMD Ryzen 7 2700x e 8 GB de RAM.

É claro que é importante procurar pela internet como a placa se sai com seus jogos favoritos, por exemplo, no Cyberpunk 2077, segundo testes feitos e publicados por outras pessoas, ela fica abaixo dos 60 quadros, com configurações baixas, em resolução 1080p. Sendo assim, pode ser considerada uma placa de entrada para quem quer jogos mais pesados.

Testamos uma placa de vídeo RX 5500 XT da Mancer 3

Placas AMD como essa, especialmente para quem utiliza o Linux, tem a grande vantagem de funcionar perfeitamente com Wayland e possuem bons drivers nativos. Entretanto, são mais orientadas a jogos, pois a falta de suporte ao OpenCL complica o uso de programas de edição gráfica, como o DaVinci Resolve e o Blender. 

Para conseguir utilizar esse tipo de tecnologia, é necessário instalar o driver proprietário da AMD, primariamente compatível com apenas algumas distros e com pior desempenho em jogos.

Testamos uma placa de vídeo RX 5500 XT da Mancer 4

Vale a pena conferir a placa e comparar para saber se vale a pena para você. A RX 5500 XT é uma excelente opção para quem quer um computador gamer compatível com jogos atuais, mesmo que em alguns casos com configuração baixa, sem precisar gastar muito, assim como jogar no Linux despreocupado com drivers.

Esta parece uma boa combinação para o PC gamer custo-benefício da Pichau que a gente testou!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!