Afinal, o Linux Mint é tão bom quanto os fãs acreditam?
O Linux Mint é uma distro Linux um tanto quanto polêmica, há quem ame seu visual e suas ferramentas. De fato, é uma boa porta de entrada para o mundo Linux, oferecendo experiência relativamente similar ao Windows, com atualizações sólidas, embora não sejam necessariamente as mais recentes.
Ele é fácil de usar, é difícil de apresentar algum problema, tem base Ubuntu, ou seja, apresenta praticamente tudo o que o sistema da Canonical tem, já vem com flatpak configurado e aplicado na loja, assim como o apt, oferecendo a maioria dos aplicativos Linux.
Por outro lado, há quem não goste do Linux Mint por considerar a aparência da interface Cinnamon ultrapassada, pelo sistema não oferecer nada realmente diferente que outras distros já não tenham, pelos seus pacotes não serem os mais recentes, por não ser base de nenhum outro projeto realmente relevante, pelos desenvolvedores já terem dado algumas bolas fora pela internet, por não ser compatível com Wayland e declarar que a compatibilidade não virá tão cedo.
No episódio do Diocast onde ranqueamos 20 distros Linux conforme nossos próprios critérios, inclusive gosto pessoal, o Linux Mint foi uma das distros que mais discordamos sobre qual posição colocar. Qual sua opinião sobre o Linux Mint? Conte para a gente pelos comentários!