VídeoEditorial

Linux é grátis, mas só se você não valoriza o seu tempo?

Frases feitas, dependendo da sonoridade, tem o poder de fazer a gente concordar sem pensar muito, induzindo a pré-julgamentos equivocados. Na internet, é comum encontrarmos alguma variação da frase “Linux é grátis, mas só se você não valoriza o seu tempo”. Hoje refletiremos se isso é verdade.

Linux é perda de tempo?

Antiga, disseminada, e de origem desconhecida, “Linux é grátis, mas só se você não valoriza o seu tempo”, parece um contra-argumento para alguém que disse “você deveria usar Linux porque é grátis”. Ela é sempre usada de forma negativa, para dar a entender que é perda de tempo usar ou aprender Linux.

É uma afirmação que pode servir para quem quer achar uma justificativa para não se dedicar a aprender, ou ainda, tinha algum motivo para desmotivar outras pessoas a aprenderem. Veja o que acontece se simplesmente trocar “Linux”, por uma lista de coisas relacionadas a aprendizado:

  • “Costurar só é bom se você não valoriza o seu tempo, afinal, você pode comprar novas roupas ou mandar alguém costurar para você”;
  • “Aprender mecânica só é útil se você não valoriza o seu tempo, mais fácil mandar o carro para o mecânico”;
  • “Aprender a programar pela internet usando conteúdo gratuito só é realmente grátis se você não valoriza o seu tempo, afinal, poderia aprender muito mais rápido pelo método X ou Y.”

Um fã da Apple poderia dizer que “usar Windows é bom só se você não valoriza o seu tempo, o certo é comprar um Mac”. Quem fala algo assim assume que sabe o que vale a pena, não só para ele mesmo, mas para você também; mais do que isso, considera que sabe como você deveria gastar o seu tempo.

Cada pessoa tem seu próprio tempo

Esse é claramente um embate filosófico, mas também existem argumentos bem objetivos que vão contra essa ideia. Você sempre vai precisar gastar tempo para aprender a fazer algo que você não sabe, isso não é exclusividade do Linux. Se você já sabe fazer alguma coisa, fica mais ágil naquilo.

Ao comprar um teclado novo diferente, precisa de tempo para aprender a digitar com eficiência. Num novo jogo, o jogador gasta tempo aprendendo as regras. É parte da nossa natureza precisar de tempo para assimilar coisas novas, para quem gosta de frases feitas, ninguém nasceu sabendo. Como alguém que passou vida inteira usando Windows espera dominar o Linux rapidamente?

Em muitos casos, usar um sistema operacional como o Windows ou o Android, não é uma escolha deliberada, eles são apenas os sistemas que já vem com os aparelhos.

Um comportamento normal é nosso cérebro se esforçar para acreditar que coisas que não fazemos são perda de tempo; a gente faz de tudo para achar que sempre fez as melhores escolhas.

Ainda podemos considerar que “perder tempo” é algo subjetivo, afinal, será que jogar videogame ou assistir séries é perda de tempo? O que você deveria estar fazendo no lugar? Considerando os variados pontos de vista possíveis, existe algo que não vai ser considerado perda de tempo por alguém?

Não existe nenhum manual sobre como viver a vida, é difícil definir o que vale a pena, isso é algo que se descobre vivendo.

Uma habilidade útil

Existem motivos para considerar o uso do Linux, na verdade, um ganho de tempo, ser grátis ou não, é apenas um detalhe. Aprender Linux significa adquirir uma habilidade para uma profissão, no LinkedIn, só no Brasil, existem milhares de vagas durante a redação deste artigo. Aprender Linux significa entender um pouco mais da tecnologia que nos cerca, sobre os nossos aparelhos eletrônicos, sobre como a internet funciona. 

Provavelmente quem diz que “Linux é grátis se você não valoriza o seu tempo”, se refere a sistemas Linux no desktop. O problema é que Linux não é tudo igual, as distros, como a gente chama as várias versões de sistemas com base Linux, funcionam de forma diferente, para finalidades diversas.

Claro que existem problemas no Linux e eles podem variar em cada distro, mas com o Windows não é diferente, ele pode travar em computadores perfeitamente funcionais, demorar em atualizações que te impedem de acessar o computador num momento importante e ainda é mais propenso a se contaminar com vírus. Quem acha Windows bom para uma coisa e Linux para outra, pode ter os dois instalados no computador. 

Com uma distro Linux robusta, mesmo quem não entende de tecnologia consegue trabalhar por anos sem precisar formatar o computador, nem recorrer ao terminal. O Pop!_OS, por exemplo, tem um sistema automático de atualização com limpeza de arquivos residuais, que quando bem configurado, deixa o uso do computador com pouquíssimo atrito.

Ainda assim, um contexto onde Linux pode ser perda de tempo, é para quem precisa de algo indisponível para os sistemas do pinguim, como a suíte de edição da Adobe, com programas como o Premiere e o Photoshop. Enquanto isso, a quantidade de programas que não rodam ou não tem alternativas para Linux vem diminuindo. A maioria dos usuários de computador usa basicamente o navegador, se o Chrome fosse o sistema operacional, não faria diferença.

Além de argumentos, uma boa forma de apresentar Linux para quem não conhece, é apresentar uma distro popular e configurar para ficar mais fácil para iniciantes.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!