VídeoEditorial

Evite problemas na hora de atualizar para o KDE Plasma 6

O KDE Plasma 6 é a mais importante atualização recente da popular interface gráfica conhecida por ser altamente personalizável. Dentre seus destaques, ele foi portado para Qt6 e utiliza Wayland por padrão, para isso muita coisa precisou ser reescrita, todo esse trabalho vem certamente com vários bugs.

Se você utiliza o KDE Plasma em seu computador de trabalho, muita atenção antes de atualizar para o KDE Plasma 6, ele pode quebrar seu sistema, ou interferir em seu fluxo de trabalho, afinal, não é compatível com os widgets antigos e placas de vídeo NVIDIA ainda não funcionam bem com o Wayland, demandando configurações extra para mudar para o XOrg.

Dessa forma, se certifique se todos os softwares que você precisa já são compatíveis com o KDE Plasma 6 e mantenha seu backup em dia, pois caso o sistema quebre, fica mais fácil recuperar. Além disso, evite atualizar num momento de correria para não ter problemas durante a adaptação às novidades.

KDE Plasma 6 chegou com suporte a novas tecnologias para distros Linux 1
Imagem: KDE

Toda grande atualização deve ser vista com ressalva no momento de seu lançamento, seja qual for o sistema operacional, se você preza por um ambiente de trabalho estável, é sempre uma boa ideia aguardar alguns dias ou semanas, se tiver tempo, vale a pena conferir o changelog publicado pelos desenvolvedores.

Devemos considerar que é naturar haver bugs em softwares, afinal, existem inúmeras combinações de peças de computador, os desenvolvedores conseguem testar apenas nos equipamentos que eles possuem, presumivelmente, o teste de qualidade fica limitado ao orçamento e tamanho da equipe. Justamente por isso existem distibuições Linux “bleeding edge”, sempre com as últimas atualizações, voltadas a entusiastas, como o KDE Neon, e também distros focadas em estabilidade, para manter seu ambiente de trabalho sempre funcional, como o Debian Stable. 

Uma analogia, seria o programa Windows Insider, onde os usuários voluntariamente são cobaias das atualizações do Windows, útil para desenvolvedores de software ficarem por dentro do que está por vir, e o Windows padrão, com atualizações mais bem testadas e documentadas.

Como diria Aristóteles, devemos mirar no meio-termo, tudo o que foi dito não significa que você deve manter seu sistema operacional sem atualizar, com versões antigas de todos os softwares. Seguir uma rotina de atualização com temperança é importante para manter a segurança dos seus dados, a compatibilidade com novos programas e peças, além disso, é comum atualizações que aumentam o desempenho e estabilidade dos seus softwares, corrigindo bugs e otimizando o código-fonte.

O vídeo de hoje é um corte do Diocast, seu podcast sobre Linux e tecnologia. Assista ao episódio completo, onde falamos sobre os problemas que ocorreram no lançamento do KDE Plasma 6 e por que recomendamos que você não atualize para o KDE 6 antes de ouvir este programa! Falamos também sobre a chegada do Zorin OS 7.1 e muito mais, incluindo novidades que estão por vir com o GNOME 46.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!