Sejam bem-vindos à centésima edição do Diolinux News, um episódio especial que marca uma grande novidade na forma como distribuiremos nosso conteúdo. Hoje você conhecera as novidades de IA do novo Samsung Galaxy S24, mais um grande financiamento para projeto open source, as novidades de dois dos principais navegadores de internet, o que oferece o Microsoft Copilot pago e muito mais!
Novo Samsung Galaxy S24
Nessa semana houve o evento mais importante do ano para os fãs da Samsung: o anúncio do novo smartphone da linha S. Assim como no ano passado, temos 3 aparelhos: o S24, S24 Plus e S24 Ultra, o aparelho mais “barato” começa em 5999 reais.
O foco desse ano foi inteligência artificial, esses aparelhos trarão o Galaxy AI, que, na verdade, não é um aplicativo, mas sim uma série de ferramentas de IA por todo o dispositivo que devem ajudar a realizar várias tarefas.
Para quem viaja para outros países, ou precisa sempre se comunicar com pessoas que falam outros idiomas, agora é possível utilizar tradução simultânea, basta selecionar o seu idioma e o da pessoa que você está ligando, e toda a conversa será traduzida para as duas pessoas. Os aparelhos também utilizam a inteligência artificial para melhorar a qualidade das fotos, e terão um editor de imagens similar ao que o Google apresentou no Pixel 8.
Falando em Pixel 8, uma ferramenta anunciada em parceria com o Google, e chegará tanto no S24 quanto no Pixel 8, é o Circle to Search. Com função similar ao Google Assistente, podemos acessar o Circle to Search, e selecionar qualquer coisa da tela para fazer uma pesquisa: seja um texto, uma foto de um lugar, ou um produto.
Algumas dessas funcionalidades utilizarão o Gemini do Google e farão todo o processamento diretamente do aparelho, ótimo para quem tem maiores preocupações com privacidade.
O Samsung Notes também ganhou uma nova ferramenta, aonde a IA organiza o seu documento e até mesmo cria um sumário para ficar mais fácil de saber o que tem no texto. O Quick Share marca sua presença no S24, permitindo enviar suas fotos e vídeos para outros dispositivos Android e até mesmo computadores com Windows, via conexão sem fio.
Por fim, o Galaxy S24 Ultra virá com acabamento em titânio, similar ao iPhone 15 Pro trouxe, mas segundo a Samsung, isso já estava em planejamento antes da Apple anunciar, e não daria tempo de mudar até o lançamento.
Notion Calendar
O Notion acabou de anunciar um novo produto, o Notion Calendar. Esse é um aplicativo independente que pode conectar ao calendário do Google, trazendo uma série de vantagens:
- Conseguimos visualizar rapidamente todos os seus compromissos, e acessar o link do Google Meet ou Zoom num único clique;
- Podemos enviar um link de disponibilidade para um cliente, para marcar um horário facilmente;
- Para quem trabalha em uma equipe com pessoas de fusos horários diferentes, o Notion Calendar permite visualizar as mesmas tarefas em todos os fusos;
- Ele ainda conta com integração ao Notion, dessa forma, vemos várias do Notion, diretamente no calendário.
O grande problema, é que diferentemente do Notion que você consegue acessar via web, o Notion Calendar só está disponível via um aplicativo, disponível somente para Windows, Mac e iOS.
Microsoft Copilot pago
Há algum tempo que a Microsoft está investida em inteligência artificial, tanto que até matou a Cortana e colocou o Microsoft Copilot no lugar, uma ferramenta disponível não só no Windows, mas na maioria dos serviços da Microsoft: todos os aplicativos do Office 365, no Microsoft Edge, e até mesmo no Bing.
Para quem usa bastante, e quer deixar o Copilot ainda mais poderoso, começa a liberar o Copilot Pro, um serviço de assinatura que deve trazer mais melhorias para a IA, além de ferramentas como o GPT Builder, que também está presente no ChatGPT Plus.
O foco dessa assinatura é em indivíduos, criadores e usuários avançados, mas o preço também está em outro patamar: R$ 110 por mês. Em dólar, é o mesmo preço do ChatGPT Plus, mas nesse caso, além das vantagens do ChatGPT, ainda tem toda a integração com os produtos da Microsoft.
Meta quer fazer uma IA geral de código aberto
Mark Zuckerberg anunciou que está trabalhando numa “inteligência artificial geral”, tecnologia que seria, em teoria, capaz de realizar as mesmas tarefas intelectuais de um ser humano, algo ainda inexistente no mercado.
Para isso, ele está centralizando todos os times de IA da empresa num único objetivo. Segundo Mark, o objetivo é disponibilizar toda essa tecnologia abertamente, por ser a coisa mais responsável a se fazer. Mas nada disso tem data para se concretizar, então pode levar até mesmo alguns anos para ver algum resultado.
O investimento é grande, pois até o final do ano a Meta deve adquirir 350 mil GPUs H100 da NVIDIA, cada uma dessas placas custa pouco mais de 30 mil dólares.
Diolinux News em breve estará disponível em áudio
Hoje o Diolinux News está comemorando o episódio de número 100, são quase 2 anos cobrindo as principais notícias do mundo da tecnologia e do open source, agradecemos todos que nos acompanham!
Para comemorar, temos uma novidade: no dia primeiro de fevereiro, o Diocast volta para mais uma temporada, e na semana seguinte, dia 7, o Diolinux News também estará disponível em áudio nas plataformas de podcast. Dessa forma fica ainda mais fácil acompanhar as notícias enquanto volta do trabalho, ou está lavando a louça!
Para acompanhar, é só se inscrever no feed do Diocast, procurando por Diocast em qualquer plataforma de podcasts. Você também encontra todos os links em diocast.com.br.
Financiamento para projeto open source
Falando em Diocast, lembra do episódio que a gente cobriu sobre o Sovereign Tech Fund da Alemanha ter desembolsado 1 milhão de euros para o projeto GNOME? Eles acabaram de desembolsar mais um bom financiamento para projeto open source.
O GStreamer acabou de receber 203 mil euros para reescrever partes do software em Rust. Este é um framework de multimídia amplamente utilizado no Linux (talvez você esteja utilizando sem saber), também está disponível em vários outros sistemas operacionais.
Agora, com esse investimento, algumas partes mais críticas do GStreamer devem ser reescritas em Rust para melhorar a segurança, gerenciamento de memória, além de facilitar a manutenção futura.
Steam Snap está bugado
Se você utiliza o Ubuntu por aí, e está rodando o Steam na versão em snap, talvez seja a hora de trocar, ao menos por enquanto. Apesar da Canonical ter investido bastante nesse pacote, ele parece estar causando dores de cabeça para a Valve.
Um dos desenvolvedores da empresa disse que tem visto o número de reports de bug aumentar por conta da versão em snap e recomenda baixar o pacote .deb diretamente do site do Steam, ou no máximo utilizar a versão em flatpak.
Proton fora do Steam
Glorious Eggroll, responsável pelo popular Proton-GE e a distribuição Nobara Linux, está com um novo projeto, o Unified Linux Wine Game Launcher, uma ideia ótima, apesar de ter um nome confuso.
Basicamente, é uma maneira de utilizar o Proton fora do Steam, como no Heroic, Lutris e outros launchers. Para isso, ele copia o Steam Linux Runtime que a Valve utiliza e faz algumas modificações que permitem utilizar em qualquer outro lugar, e aproveitar as melhorias de compatibilidade que a Valve faz no Proton para os jogos da plataforma.
Smite 2 anunciado com suporte para Steam Deck
Você já ouviu falar no Smite? Ele é um moba, tal qual o LOL e Dota, mas com uma proposta diferente, por ter um ângulo de visão muito mais próximo desses jogos de ação e aventura. A desenvolvedora acabou de anunciar que, em breve, teremos um Smite 2, refeito na Unreal Engine 5, e o mais legal: ele será compatibilizado ao Steam Deck.
Isso quer dizer que você poderá jogar tranquilamente o Smite 2 no Linux, sem se preocupar com qualquer tipo de problema com anti-cheat.
The Finals está funcionando no Steam Deck
Outro jogo que está funcionando no Steam Deck, é o The Finals. Ele foi lançado recentemente, é um FPS que se passa num game show. Mas um alerta: apesar dos diversos relatos de que é possível rodar no Linux, não existe declaração oficial da empresa, então nada impede dele parar de funcionar em algum momento, ou até mesmo a empresa começar a banir quem estiver jogando no Linux, como já vimos no Apex Legends.
Jogo em promoção na semana
Curte jogos no estilo metroidvania e ninjas? Então você vai se amarrar na promoção de hoje. Em The Messenger, você precisa controlar um jovem ninja que se aventura num mundo amaldiçoado para entregar um pergaminho fundamental para a sobrevivência do seu clã, que está sendo atacado por um exército demoníaco.
Esse jogo traz uma gameplay desafiadora e tem uma boa pitada de humor. The Messenger está com 75% de desconto no Steam, rodando no Linux através do Proton, a camada de compatibilidade da Valve. Ele está com ranking ouro no ProtonDB.
Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter!