VídeoSoftwares

Será que 2024 é realmente o ano do Wayland?

Um certo meme do mundo Linux é se finalmente entramos no “ano do Wayland”, ou no “ano do Linux”, referindo-se a algum tipo de métrica que define que, a partir de um determinado momento, certa tecnologia se tornará popular.

Embora 2023 não tenha apresentado grandes novidades no mundo Linux, criou-se toda uma expectativa de que 2024 será o “ano do Wayland”, afinal, o novo COSMIC e o KDE Plasma 6, duas interfaces importantes que lançarão neste ano, adotarão o servidor gráfico e o Linux Mint, uma das distros mais conservadoras, junto à sua interface Cinnamon, em seu último lançamento, deu um passo importante na transição.

Entretanto, há um problema, como definir a data em que algo começou a fazer sucesso? O ano dos smartphones foi quando lançou o primeiro iPhone, quando teve o modelo mais vendido, quando mais de um bilhão de pessoas aderiram à tecnologia, ou quando houverem mais parelhos em operação do que pessoas no mundo?

Será que o “ano do Linux” já não aconteceu? Afinal, o kernel do pinguim figura a maioria da infraestrutura web e em todos os smartphones Android. O sucesso é relativo, mas fato é que quanto mais pessoas se interessam por algo, mais rápido isso deve evoluir. Talvez o ano do Wayland já tenha passado e a gente nem viu….

O vídeo de hoje é um corte do Diocast, seu podcast sobre Linux e tecnologia. Assista o episódio na íntegra onde conversamos sobre erros e acertos no mundo Linux no último ano e se prepare para a nova temporada que está por vir.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!