VídeoDeepin

Deepin 23 Beta 3 tem inteligência artificial similar ao Copilot

O Deepin 23 Beta 3 foi anunciado recentemente com várias novidades muito interessantes, desde aplicativos e soluções, até integração com IA diretamente ao sistema operacional, de uma forma ainda incomum no Linux.

Primeiras impressões do Deepin 23 Beta 3

No mundo Deepin, uma constante é a mudança, mas esse ciclo do Deepin 23, por estar sendo mais demorado, tem mantido as coisas consistentes por mais tempo, o que não quer dizer que não tenham novidades. O próprio instalador do sistema está diferente, com design agradável. Interessante que logo de cara, o Deepin te dá a opção de usar o Kernel 5.15 ou o Kernel 6.1.

Instalador Deepin 23 Beta 3
Instalador Deepin 23 Beta 3

A tela de boas-vindas logo apresenta um vídeo, explicando como o Deepin funciona, avançando, temos algumas opções de personalização, como o modo de desktop e efeitos que podem influenciar o desempenho em computadores mais antigos; depois escolhemos um tema. Todas essas opções são ajustáveis na sessão de personalização.

Boas Vindas do Deepin 23 Beta 3
Boas Vindas do Deepin 23 Beta 3

O ambiente de trabalho é cheio de efeito de desfoque, dependendo do tema que você escolher, ele vai ter bastante cara de tecnologia oriental, com muitos contrastes e cores fortes. Uma das coisas diferentes da barra do sistema, é a bandeja, ela fica num bloco separado, você pode arrastar itens para ocultar e exibi-los.

Quem observar com atenção o Deepin, vai pegar referências de vários sistemas operacionais e interfaces, como Windows, macOS Android, GNOME e KDE Plasma.

No ícone de menu rápido, praticamente igual ao do macOS, temos controle de brilho, de volume, e outros atalhos para configurações do sistema. Talvez devido ao idioma, o texto desses botões acaba ficando grande demais, não entregando uma boa proporção e espaçamento.

Menu rápido e bandeja do Deepin 23 Beta 3
Menu rápido e bandeja do Deepin 23 Beta 3

Alguns ícones são escuros e difíceis de ver, como o de conexão de rede e teclado, um bug relativamente simples de resolver, lembrando que se trata de um sistema beta.

Novos aplicativos no Deepin 23 Beta 3

O Desktop Environment do Deepin, que inclui a interface, mas também os programas que fazem parte do sistema, ficou ainda mais rico de um ano para cá, com muita lapidação e aplicativos novos.

Praticamente todos os programas no menu são feitos pensados no Deepin e no seu design, isso faz com que tudo seja consistente. O único mais proeminente que não foi feito pela equipe do Deepin é o LibreOffice, o restante, tem o mesmo padrão visual, e até o LibreOffice acaba se encaixando com o design do sistema.

O próprio navegador é feito pela equipe do Deepin, ou melhor, pela Union Tech, ao menos é o que diz na página “sobre” dele, sendo bem parecido com o Microsoft Edge, utilizando o Google como buscador padrão.

Navegador do Deepin 23 Beta 3
Navegador do Deepin 23 Beta 3

A Union Tech adquiriu o projeto Deepin, e apesar de existir as duas iniciativas, o UnionOS, ou UOS, sistema feito para o mercado chinês, o Deepin continua como uma alternativa paralela, especialmente para civis e pessoas fora da China.

Conta DeepinID

Outra coisa notável é o sistema de login unificado, assim como existem contas Google no Android, Microsoft no Windows e Apple no macOS, agora existe uma conta Deepin.

Ela sincroniza arquivos entre dispositivos com o Deepin instalado, incluindo configurações do sistema, o perfil do navegador, login na loja de aplicativos, lembra as coisas que você instalou, e permite comentar na loja de aplicativos. Esses dados são usados também no aplicativo de suporte. Ainda é possível usar o sistema completo sem estar logado com um DeepinID, incluindo baixar aplicativos, receber atualizações, navegar na internet.

Conta DeepinID
Conta DeepinID

Loja de aplicativos do Deepin ainda mais poderosa

A loja de aplicativos, não mudou tanto, mas cada vez está ficando mais minimalista, com menos itens. Ela suporta aplicativos Windows usando o Wine, aplicativos Android, usando uma camada de compatibilidade que lembra o Waydroid, mas não parece ser, além dos aplicativos .deb, já que o Deepin é baseado no Debian.

O Deepin também suporta programas no novo formato linglong, basicamente o “flatpak” do Deepin, aliás, se você olhar pelo terminal, da para ver que basicamente todos os aplicativos principais do sistema são entregues nesse formato.

Loja de aplicativos do Deepin
Loja de aplicativos do Deepin

Painel de controle

Por aqui, algumas novidades. Na configuração de monitor, temos o “balanço de branco”, para deixar as cores mais frias ou mais quentes, essa não é aquela função de filtro de luz azul, que também está presente.

A sessão de personalização concentra tudo sobre customizar o sistema, sem muitos excessos, com basicamente tudo o que importa para a maioria das pessoas num mesmo lugar. Por aqui dá para trocar entre sete temas, mudar do modo claro para escuro, alterar a cor do sistema, além de trocar os temas de ícones e dos cursores.

Painel de controle Deepin 23 Beta 3
Painel de controle Deepin 23 Beta 3

Outra sessão interessante do painel de controle é o gestor de atualizações do sistema, especialmente pelas novas opções de automação, para deixar o sistema atualizar sozinho todos os pacotes, incluindo os de repositórios de terceiros, assim como os pacotes linglong.

Deepin Home, uma central para a comunidade do sistema

Outra novidade é o aplicativo Deepin Home, que está na área de trabalho. Ele é uma central para a comunidade de usuários do sistema, com notícias sobre o Deepin, acesso ao fórum oficial, um local para reportar bugs, outro para enviar sugestões, além da documentação do sistema, com uma wiki, enquetes dos desenvolvedores para novos recursos, e o repositório open source do Deepin.

Por aqui, encontra-se a opção de testar as builds privadas do sistema, com mais bugs e coisas que não necessariamente vão para a ISO final, semelhante ao o sistema insider da Microsoft com o Windows

Deepin Home
Deepin Home

Entenda a inteligência artificial do Deepin 23 Beta 3 

E para o final, uma das maiores novidades, um sistema de inteligência artificial integrado ao Deepin, que lembra o Copilot do Windows 11. Ele pode usar vários modelos de IA diferentes, incluindo os do ChatGPT, mas também vários outros chineses.

A conversação deve ser basicamente a mesma que você tem o chatGPT tradicional, com a diferença de ser integradoao ambiente de trabalho. Conforme demonstrações, alguns modelos chineses reconhecem a voz do usuário.

Embora interessante, a integração com pode ainda não ser convincente para muita gente, especialmente porque ainda requer configuração manual, podendo ser complicado para usuários leigos.

Inteligência artificial do Deepin 23 Beta 3
Inteligência artificial do Deepin 23 Beta 3

Uma distro para prestar atenção

O Deepin 23 vem tomando forma, na postagem de lançamento desse Beta 3 temos um relatório de mudanças bem considerável, com vários bugs corrigidos e atualizações. Infelizmente alguns problemas ainda persistem, para quem é de fora da China ou não fala inglês, a tradução para o português ainda é parcial, ao selecionar o nosso idioma, muitas aplicações ainda ficam em chinês, inglês e português misturados, talvez seja algo que possa ser corrigido no futuro.

Mesmo assim, a evolução é clara, mas agora, o Deepin não é mais o único sistema para concorrer pelos desktops chineses, confira este projeto chamado de openKylin.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!