Vídeo

Deixe seu Linux mais produtivo com estas configurações simples!

Você gostaria de deixar seu Linux mais produtivo? Todos os usuários de computador customizam seus sistemas, em alguns casos, o aspecto pode mudar completamente, em outros, as mudanças são mais sutis. Por exemplo, houve um tempo em que o Dio modificava bastante o sistema, mas como os gostos podem mudar, agora ele prefere focar em configurações simples para deixar o Linux mais produtivo.

No vídeo de hoje, mostramos as configurações que o Dio faz no Pop!_OS para ser mais produtivo. São ajustes simples, relacionados à organização de pastas, o funcionamento do teclado, a disposição dos elementos na tela, entre outros, que fazem toda a diferença na hora de fazer o trabalho.

Atualmente, o Pop!_OS utiliza o ambiente gráfico Cosmic, que é um derivado do GNOME, o que faz com que ele tenha algumas características particulares, que divergem não apenas dos demais ambientes, mas também do próprio GNOME, portanto, optamos por cobrir principalmente pontos que estão presentes na maioria dos sistemas Linux. Além disso, neste vídeo, evitamos falar sobre apps e atualizações, focando nos ajustes dentro do sistema que melhoram a produtividade e o conforto, afinal, já falamos sobre este tipo de aplicação no Diolinux App Showcase.

Deixando o Linux mais produtivo

Logo após a instalação do sistema, ainda na tela de boas vindas, já encontramos alguns ajustes relevantes relacionados ao comportamento do sistema, como o tamanho da dock, o aspecto da barra superior, o modo escuro e as opções de privacidade. Outras opções interessantes estão no menu de configurações do sistema, como o comportamento das janelas minimizadas, a opção de exibir o botão de maximizar ou minimizar a janela e a de mostrar a área de trabalho quando o ponteiro do mouse for levado ao canto superior esquerdo.

O gerenciador de arquivo do Pop!_OS é o Nautilus, nele pode valer a pena instalar plugins como o folder-color, que permite que você escolha cores e símbolos diferentes para as pastas do sistema, para ajudar na organização e o gnome-sushi, que mostra um prévia dos seus arquivos, sem precisar abrir em nenhum software específico. O menu do sistema também pode ser personalizado, pois é possível organizar os ícones em pastas.

Se você apenas deixa o computador ligado quando está utilizando, pode ser bom desativar os timers que desligam a tela e fazem seu computador dormir. Quanto aos wallpapers, o Hidamari reacendeu um pouco da chama da customização visual do Dio, afinal, com ele é possível colocar wallpapers animados dando uma nova vida à área de trabalho.

Algo que pode desanimar as pessoas a customizar o sistema é o pensamento de que tudo será perdido na próxima formatação, mas na realidade, você consegue manter toda a sua configuração se souber fazer um backup eficiente do seu Linux.

Quais são as configurações que você faz para deixar seu Linux mais produtivo? Se tiver dúvidas, ou quiser dicas mais específicas, conheça o nosso fórum!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!