Vídeo

Chaves SSH – Aumente a sua segurança no Linux

Você sabe usar chaves SSH no lugar de senhas na hora de fazer acesso remoto a um sistema Linux? Se você administra, ou cogita administrar servidores Linux remotamente, é muito importante conhecer esta tecnologia, que ajuda a minimizar os riscos no acesso.

O que é SSH?

SSH, ou “Secure Shell”, é um protocolo de rede que permite que dois computadores se comuniquem, permitindo assim, que você acesse o terminal de outro computador do seu. É tipo aqueles aplicativos de acesso remoto. Digamos que você tenha um servidor na nuvem, com ao SSH, pode se conectar através do terminal do seu computador, seja qual for o seu sistema operacional, e dar comandos no terminal, como se você estivesse sentado nessa máquina.

Esta é uma das formas mais comuns para administrar computadores, especialmente servidores, à distância em um meio profissional. 

Acontece que me meio profissional, ficar digitando usuário e senha não é melhor das ideias, especialmente por segurança e até mesmo praticidade. Se você gerencia muitos servidores diferentes com senhas complexas, é um bem que você faz para si usar chaves SSH.

O que são chaves SSH?

Chaves SSH são arquivos de texto, que contém basicamente um código criptografado, elas funcionam em pares, ou seja, são dois arquivos, uma chave privada, e uma chave pública. A chave privada é um arquivo confidencial que você mantém apenas na sua máquina local, a chave pública é mantida no computador ou servidor que você quer controlar via SSH sem precisar digitar a senha.

Quando o usuário tenta se conectar ao servidor remoto usando SSH, o servidor envia um desafio ao usuário, que consiste em um número aleatório. O usuário então usa sua chave privada para criptografar esse número e enviar de volta ao servidor. O servidor então usa a chave pública do usuário para descriptografar o número e comparar com o desafio original. Se os números forem iguais, significa que o usuário possui a chave privada correspondente à chave pública armazenada no servidor, portanto, está autenticado.

Assista ao vídeo para aprender a aplicar chaves SSH nos servidores que você gerencia, ou então para elaborar um laboratório aí na sua casa. Se tiver alguma dúvida recorra ao nosso fórum Diolinux Plus, com certeza alguém poderá te auxiliar por lá.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!