Vídeo

Fim do botão Atividades do GNOME, Kernel do Ubuntu 23.10

Sejam bem-vindos a mais um episódio do Diolinux News! O episódio dessa semana tá recheado de novidades em várias distros Linux, temos o kernel do Ubuntu 23.10, telemetria no Fedora, o fim do botão Atividades do GNOME e mais, então bora pras notícias!

ChatGPT pra Android

Agora você não precisa mais abrir o site do ChatGPT no navegador do celular. Dois meses após lançar o aplicativo para iOS, a OpenAI anunciou que o ChatGPT chegou de maneira oficial no Android também.

Ele funciona da mesma maneira que a interface web: você tem um chat com a inteligência artificial, e pode perguntar o que quiser. Fazendo login na sua conta da OpenAI, você consegue inclusive sincronizar suas conversas entre dispositivos, e acessar elas independente do sistema que você estiver usando no momento.

No aplicativo, há a opção de assinar o ChatGPT Plus para utilizar o GPT-4, que oferece respostas mais assertivas.

Botão atividades do GNOME

Os desenvolvedores do GNOME estão experimentando uma modificação no botão de atividades da interface. Agora, em vez de exibir o texto “Atividades”, ele mostrará uma série de bolinhas que representam as áreas de trabalho ativas, junto a uma pílula que representa o desktop que você está vendo no momento. Conforme você mudar de áreas de trabalho, as bolinhas vão mudando de posição também.

O funcionamento do botão continua o mesmo: se você clicar ali, abrirá a janela de atividades, mostrando as áreas de trabalho e aplicativos abertos.

Kernel do Ubuntu 23.10

Mais uma semana, mais uma novidade do Ubuntu 23.10: foi decidido qual será o kernel. A próxima versão do Ubuntu trará o kernel 6.5, que nem foi lançado ainda.

O kernel 6.5 está planejado para ser lançado do meio para o final de agosto, e o Ubuntu só deixará de receber modificações no kernel no final de setembro, então é tempo suficiente para aplicar esta versão.

Isso é uma ótima notícia, já que com um kernel recente, mais correções de bugs, novidades e melhorias em compatibilidade de hardware deverão ser introduzidas no Ubuntu 23.10.

Telemetria no Fedora

Um assunto que tem gerado polêmica na comunidade, é a intenção do Fedora de adicionar telemetria no sistema. Georges, desenvolvedor do GNOME, que inclusive foi nosso convidado do último episódio do Diocast, explicou na sua live o que realmente o Fedora está planejando fazer. Basicamente, adicionará o mesmo sistema de telemetria que já existe no Endless OS hoje.

Ele não capturaria nenhum tipo de informação que possa identificar um usuário específico. O único objetivo é entender estão utilizando o sistema.

Um exemplo que o próprio Georges deu foi: sabendo se os usuários utilizam ou não um painel específico do aplicativo de configurações, é possível determinar se é preciso trabalhar melhor nessa área, mudar as informações de lugar, ou até mesmo criar um aplicativo novo para uma determinada funcionalidade.

São algumas decisões somente realizáveis com o mínimo de dados sobre o uso do sistema. É claro, se o usuário ainda assim não quiser compartilhar essas informações, ele poderá desativar a telemetria sem nenhuma dificuldade.

Nesse caso, é perfeitamente possível averiguar se de fato o botão de desativar está fazendo algo, já que qualquer um pode conferir o código de tudo no sistema.

Redesign no site do Vanilla OS

O Vanilla OS ganhará uma nova versão agora baseada no Debian. Mas não só o sistema vem sendo repaginado: o site também está de cara nova.

Se você ainda se lembra do site antigo, ele não está completamente diferente, as informações por lá ainda são as mesmas, mas agora ele está com um visual um pouco diferente. Igual quando você muda os móveis de lugar e parece um ambiente completamente novo. 

Novos Jogos verificados: Ratchet and Clank e Armored Core

Na semana passada, tivemos alguns anúncios para quem curte jogos. O primeiro deles é o lançamento de Ratchet and Clank Rift Apart no PC. Esse jogo da Sony até então era exclusivo de PS5, mas agora pode ser jogado até mesmo no Steam Deck, já que ele está classificado como verificado na plataforma.

O segundo anúncio é que a From Software, desenvolvedora de sucessos como Dark Souls e Elden Ring, prometeu que seu próximo jogo, o Armored Core VI, será compatível com o Steam Deck.

Apesar disso, é bom esperar o lançamento, vai que acontece algo similar com o The Last of Us Parte 1, que foi prometido que rodaria no Steam Deck, mas chegou todo bugado, e levou um bom tempo pra ficar de fato jogável no portátil da Valve.

Heroic Games 2.9.0 com Amazon Games

Outra novidade no mundo dos jogos é o lançamento da versão 2.9 do Heroic Games Launcher. Agora, o software também é compatível com a Amazon Games, você poderá aproveitar os jogos que pegou no Prime Gaming diretamente do Linux.

O Heroic Games já tinha uma ferramenta para criar webapps, e agora ele tem suporte para DRM também, o que permite criar webapps da Netflix, Apple TV+ e Chrunchyroll por exemplo.

Jogo em promoção da semana

Se você curte jogos na pegada do Hades, temos uma recomendação sensacional pra você!

No jogo Going Under, você controla uma estagiária de uma empresa de tecnologia que precisa explorar masmorras cheias de ruínas de empresas de tecnologia falidas.

Esse jogo está com 75% de desconto no Steam, saindo por 26 reais. Ele roda tranquilamente no Linux através do Proton, a camada de compatibilidade da Valve. Está com um ranking Platina no ProtonDB, sendo verificado no Steam Deck.
Se você quiser receber mais notícias do que aconteceu no mundo da tecnologia e do open source, se inscreveva na nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!