Aprenda a customizar o KDE Plasma
O KDE Plasma é uma interface facilmente customizável e para isso, você não precisa baixar nenhuma aplicação ou extensão, tudo é feito na própria interface. De toda forma, é importante ter cuidado, pois ao mudar certas configurações, você pode ter algum efeito indesejável. Hoje você aprenderá a customizar o KDE plasma, para ele ficar com a sua cara!
Como customizar o KDE Plasma?
Primeiro, você precisa abrir as configurações do sistema, a primeira opção no menu da esquerda, é de aparência e é nela que você consegue modificar todo o visual do Plasma. Nela, logo nos deparamos com a opção de alterar o tema global, que interfere em toda a interface gráfica. Por padrão, o sistema operacional vem com alguns temas, mas você pode baixar os que foram feitos pela comunidade. Por lá, é recomendável listar os temas mais populares, ou com a melhor nota, para evitar baixar algo que cause impactos negativos. Você encontrará temas similares ao Windows, macOS e muito mais!
Na sessão “estilo do aplicativo”, você consegue configurar o aspecto das janelas de aplicativos, interferindo na aparência dos botões, das abas, das caixas de seleção. Em cores, você basicamente escolhe qual será a accent color da interface. A opção de decoração de janelas, permite escolher quais ícones e a aparecerão na barra superior de cada programa e a sua aparência.
Também podemos escolher o padrão de fontes, ícones e cursores do sistema. Aliás, na opção de cursores, é possível mudar ou remover a animação ao clicar em alguma aplicação. Por fim, podemos modificar a tela de apresentação, exibida ao carregar o sistema. Em praticamente todas as opções, podemos baixar temas da comunidade, ou criar nossos próprios.
Assista ao vídeo no início desse artigo para aprender em mais detalhes como customizar o KDE Plasma e depois mostre para a gente pelos comentários, como ficou! A comunidade Diolinux Plus já demonstrou criações incríveis com o KDE Plasma!