VídeoEditorial

A Apple pode ficar na frente na corrida da inteligência artificial?

De tempos em tempos, o mundo da tecnologia passa por um hypes, como a bolha .com, os equipamentos Pro, Smartphones, Gamer, metaverso, blockchain, NFT, e agora, a inteligência artificial. Mais uma vez, grandes empresas se voltam a um determinado mercado, que também dá origem a novos grandes players, notavelmente, a OpenAI com seu ChatGPT.

No mercado das IAs, aparentemente estamos num ponto onde estão chegando os últimos novos players e começam a sair os primeiros fracassos. Geralmente quem é grande e chega antes, fica na frente, e nisso, a Microsoft e o Google estão na vantagem, mas embora a Apple tenha chegada atrasada na festa, sua proposta pode ser a vencedora.

A inteligência artificial da Apple veio para ficar?

Ainda estamos nos acostumando com as inteligências artificiais, não sabemos onde isso vai parar, nem quais ferramentas perdurarão. Já vemos canais do YouTube utilizando sistemas generativos para criar imagens de capa de vídeo, e produtores de conteúdo do mundo todo usam o ChatGPT para se inspirar.

Nos filmes, quando o tema inteligência artificial é abordado, frequentemente são assistentes pessoais, como o Jarvis do Homem de ferro e o HAL 9000 de 2001: uma Odisséia no Espaço e, segundo o Leon, do canal Coisa de Nerd, em entrevista ao Diocast, ele acredita que será esse tipo de IA que perdurará. Atualmente, já temos assistentes pessoais razoavelmente bons, a Alexa, por exemplo, com sua integração a casas inteligentes pode ser bastante impressionante, além do Copilot da Microsoft poder auxiliar em muitas tarefas.

Entretanto, neste ano, a Apple apresentou seu Apple Intelligence, com grandes aprimoramentos à Siri, tornando-a um assistente pessoal diferenciado por conseguir entender contextos da vida do usuário, ordens mais complexas sendo mais pessoal e menos genérico. Segundo Leon, isso pode fazer da IA da Apple a grande campeã dessa corrida pelo sucesso.

Por outro lado, temos o Google focando em aprimorar sua ferramenta de pesquisa, trazendo respostas geradas por IA baseadas na pergunta do usuário e buscando referências pela internet. Ainda em estágio experimental, o feedbaack de quem testou não foi dos melhores, com respostas imprecisas, por vezes baseadas em comentários e postagens sarcásticas. Também precisamos considerar as alucinações, um efeito onde a IA não sabe o que fazer e dá respostas completamente sem sentido.

Além disso, a estratégia do Google rivaliza com seu próprio mercado, instigando menos as pessoas clicarem nos links, inclusive os patrocinados, e permanecendo no buscador.

Só o tempo dirá qual inteligência artificial veio para ficar e qual está apenas tentando surfar no Hype. Assista na íntegra o episódio do Diocast onde recebemos a ilustre presença do Leon Martins do canal Coisa de Nerd para saber tudo o que rolou na Computex Taipei, onde o Leon pode testar em primeira mão as novas tecnologias que as gigantes da tecnologia Qualcomm e AMD revelaram sobre IA em desktops. Saberemos quais foram as impressões dele sobre os Snapdragon X Elite, será que esse processador vai realmente redefinir a experiência de computação pessoal com sua capacidade de entregar experiências Copilot+ em PCs?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!