Muitas pessoas pediram para que eu mostrasse o tema que eu costumo usar no Ubuntu com o Unity, então hoje eu vou mostrar a modificação visual que eu costumo fazer no sistema com o tema Numix GTK.

Eu venho utilizando o Ubuntu 16.04 LTS desde antes do seu lançamento final, em Abril passado, e se tem uma coisa que merece atenção no Ubuntu é o seu tema, ele precisa de uma renovação, e aparentemente terá com o Unity 8, vamos ter que esperar a versão 16.10 para ver.

Apesar de eu gostar do jogo de cores, especialmente do laranja, o Ubuntu tem, de fato, uma aparência antiquada, todas as interfaces atuais costumam ter menos curvas e mais suavidade em seu design, com contrastes em botões, algo que o Unity original não possui atualmente.

Por conta disso eu decidi usar o tema Numix. 

Eu não sou mais o tipo de usuário que gosta de ficar personalizando o sistema por completo, da mesma forma que um dia eu já fui, produtividade é mais importante do que aparência para mim; mesmo assim não descarto por completo esta parte, afinal, pessoas como eu passam os dias na frente do computador e olhar para algo “bonito” é um “luxo” a mais, sem sombra de dúvidas.

O tema Numix é conhecido de muitos, especialmente o tema de ícones, muitas pessoas o utilizam e você pode aprender a instalá-lo no seu Ubuntu clicando aqui, porém, eu não utilizo os ícones Numix, eu continuo utilizando os originais do Ubuntu, ainda que eles não tenham um design tão moderno, pois acho importante manter a identidade visual de cada aplicação, especialmente para quando eu for mostrar o sistema para alguém, trocando em miúdos, eu quero que “o ícone do Firefox seja o mesmo que a pessoa já conhece do Windows”, o mesmo vale para os demais programas.

O tema Numix que eu utilizo é o GTK, esse tema muda a aparência da “textura” do sistema, nas pastas e janelas e também altera a aparência da barra do Unity, retirando as películas que ficam por padrão atrás do ícones dos programas, dando uma aparência mais clean e, do meu ponto de vista, bela.

A barra de título das janelas também fica com um visual flat e com ícones de controle diferentes, como você pode reparar nas imagens abaixo.

O mais interessante para mim é que além de deixar o visual elegante e moderno, ele não tira o padrão de cores do Ubuntu tradicional, algo que para mim é essencial.

Confira algumas imagens:

Ubuntu Numix GTK Theme
Ubuntu Numix GTK Theme
Ubuntu Numix GTK Theme
Ubuntu Numix GTK Theme

Gostou do tema e quer testar? É muito simples! Este tema está no repositório do Ubuntu e você pode instalar através da Central de Programas, basta clicar no botão abaixo:

a6qlMCqQk 1nr RsrL5RUiS3nOLSORBcAzWzuxJW4BD072yEFM49KxoLojb5RHkBwElLqwN33 p8IWarb3zsVCK6B5ziLOYirZRnSBmrTHISyKLkHU7NEA RJc pwjXp1IO1VkzT

Pra quem prefere usar o terminal:

sudo apt install numix-gtk-theme

Para mudar o tema padrão para o Numix GTK você pode usar uma ferramenta como o Unity Tweak.

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste