Como transformar a sua placa Wi-Fi em um roteador no Ubuntu

Como transformar a sua placa Wi-Fi em um roteador no Ubuntu

Todo computador ou Noteboook com placa de rede sem fio é um roteador em potencial esperando para ser usado, vamos ver como podemos fazer isso?

Criando uma rede Wi-Fi no Ubuntu

Hoje vamos mostrar uma coisa que pode ser muito útil, especialmente se você não tem um roteador em casa, ou em outro lugar, e precisa usar Wi-Fi para instalar aplicativos no seu Smartphone por exemplo.

Tudo que você precisa é um computador com placa de rede sem fio, pode ser um computador ou um Notebook (este segundo acredito que seja mais comum neste caso), e uma conexão com a internet, cabeada ou mesmo via Wi-Fi mesmo se você tiver duas placas de rede.

Como criar “o roteador” no Ubuntu em 2 passos

1 – Clique no ícone de rede no painel superior do sistema e clique em “Criar nova rede Wi-Fi…

gY6Fb4y ogfbfycpfI0cG2 7AwSXm7LwtJkE63 A0Q Wzz dD9XXC2fMXqWVMgn7tVKXJKLmRMgWgVU eFfY8YuJTTPDa9E

2 – Na janela que se abrir você pode configurar a rede sem fio que você está criando:

Criando uma rede Wi-Fi

Na tela acima você pode escolher o nome da sua rede, o tipo de segurança que ela irá usar (podendo ser nenhuma segurança também, sem senha) e caso escolha usar um modo de segurança com senha, pode definir a sua senha por ali também, sem maiores problemas.

E é basicamente isso que você precisa fazer, depois de configurar a sua rede à seu gosto basta clicar em “Criar” e a sua rede estará pronta, use um dispositivo móvel ou outro Notebook/Desktop para acessar a nova rede, ela aparecerá como uma rede comum listada entre as redes Wi-Fi disponíveis, lembrando que você pode desligá-la e ligá-la sempre que desejar.

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste