Instale o Servidor LAMP no Ubuntu 12.04 [Tutorial Completo]

Instale o Servidor LAMP no Ubuntu 12.04 [Tutorial Completo]

Aprenda a instalar o Linux Apache MySQL PHP (LAMP) no Ubuntu

Se você tem a intensão de instalar um servidor Web, o pacote LAMP vai te facilitar a vida, este tutorial tem como objetivo mostrar a instalação do servidor LAMP no Ubuntu 12.04.

Para instalar o Servidor LAMP no Ubuntu, abra o terminal e cole a seguinte linha:

sudo apt-get install lamp server ^

Durante a instalação, será solitado a definição de uma senha root para o MySQL. Digite a senha que você deseja (não o deixe em branco). Digite o mesmo password  para confirmar a senha utilizada e aguarde o instalador concluir a instalação dos pacotes. Depois de instalar os pacotes LAMP você precisará testá-lo, abra seu navegador de internet e digite o seguinte endereço:

http://localhost/

Você deve obter um resultado igual ao que aparece na imagem acima.

It Works! 

Ou seja, tá funcioando! =)

Agora vamos testar a o PHP 

Para testar o servidor PHP você precisa criar um arquivo em  /var/www chamado testing.php. Para fazer isso copie e cole o comando abaixo:

echo “<? php phpinfo ();?>” | tee sudo /var/www/ testing.php

Volte para o seu navegador e digite o endereço http://localhost/testing.php/ e você deve ver uma página com informações sobre a instalação do php. Agora vamos instalar o phpMyAdmin, que é uma ferramenta fácil para criar e editar as suas bases de dados. 

Para tal, dê este comando no terminal:

sudo apt-get install libapache2-mod-auth-mysql phpmyadmin php5-mysql

Você será perguntado se deseja continuar e instalar os arquivos, pressione a tecla y e pressione Enter. Na próxima etapa, você precisará configurar o phpMyAdmin , não é uma tarefa difícil, tudo o que você tem a fazer é selecionar apache2 e quando perguntado se deseja configurar o banco de dados usando o  dbconfig-commom selecione OK a menos que você desejE configurar o banco de dados manualmente . Na próxima etapa, você será solicitado a fornecer a senha da conta administrativa para criar um banco de dados MySQL e / ou usuário.

Use a mesma senha que você criou ao configurar o pacote MySQL. Agora será solicitado a criar uma nova senha para o usuário do banco de dados administrativo para se conectar ao seu painel do phpmyadmin. Preencha uma senha e repita-o para confirmar a senha. Agora que está tudo feito, o próximo passo é reiniciar o Apache, você pode fazer isso dando o seguinte comando no terminal:

sudo / etc/init.d/apache2 restart

Para criar um banco de dados abra seu navegador e digite o seguinte endereço:

http://localhost/phpmyadmin/

O nome de usuário é root e a senha é a senha que você criou para acessar phpmyadmin, agora você pode criar ou alterar um banco de dados . Se por acaso você entrar no endereço acima e receber esta mensagem de erro:

Não Encontrado O URL solicitado / phpmyadmin / não foi encontrado neste servidor. Apache/2.2.17 Server (Ubuntu) em localhost Port 80

Abra uma janela de terminal e use os comandos a seguir para corrigir o problema:

sudo ln-s / etc / phpmyadmin / apache.conf / etc/apache2/conf.d/phpmyadmin.conf 
sudo / etc/init.d/apache2 reload

Agora é só baixar o WordPress, o Joomla ou outro de seu preferência e começar a trabalhar.

Fonte


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
10 Dicas para novos usuários de Linux/Ubuntu
Continue lendo

10 Dicas para novos usuários de Linux/Ubuntu

Recentemente fiz um post falando dos motivos que levam novos usuários a desistirem da plataforma, agora trago 10 dicas para os novos usuários. São conselhos simples, mas que podem fazer toda diferença. Para aqueles que estão esperando uma postagem com os motivos que me fizeram utilizar Linux, calma que provavelmente ele está a caminho (😏😏😏).