Deletar vídeos do YouTube ajuda? 3 dicas para crescer na plataforma em 2024
Tutoriais

Deletar vídeos do YouTube ajuda? 3 dicas para crescer na plataforma em 2024

Em qualquer atividade, a prática leva ao aperfeiçoamento, para produtores de conteúdo não é diferente. É comum vermos youtubers comentando que seus vídeos antigos dão vergonha e que nem gostam de assisti-los. Também existem casos de pessoas que começaram produzindo um tipo de conteúdo e depois mudaram. De toda maneira, deletar vídeos do YouTube pode não ser uma ideia.

São muitos aspectos que devemos levar em consideração durante a criação de conteúdo, inteligências artificiais podem ajudar, mas o YouTube está implementando novas regras quanto a isso, as quais devemos ficar atentos. E as thumbnails, como utilizar o recurso para ajudar a impulsionar os vídeos? Confira essas 3 dicas para crescer no YouTube em 2024.

O que acontece com meu canal se eu deletar vídeos do YouTube?

Todd B, líder de produto para a página principal do YouTube, publicou no Twitter (X) um alerta para os produtores de conteúdo, “YouTubers, não deletem vídeos, a menos que tenham uma razão muito boa. Quando você deleta um vídeo, vai-se embora a conexão da audiência que assistiu aquele vídeo. Se deseja maximizar seu crescimento, mantenha seus vídeos públicos, ou se precisar, deixe como não listados”. Rene Ritchie, outro funcionário da plataforma, replicou a mensagem, reforçando a importância deste aviso.

Deletar vídeos do YouTube pode atrapalhar no crescimento do seu canal 1

Mas essa não é a única consequência de deletar vídeos do YouTube, a prática impacta negativamente no algorítimo de recomendação da página principal. A plataforma prioriza a experiência do usuário, deletar vídeos causa impactos negativos neste aspecto, pense como é frustrante para quem quer assistir novamente ou mostrar para um amigo descobrir que o vídeo foi deletado. Quanto mais vídeos você apaga do seu canal, menos seus novos vídeos serão recomendados, sendo assim, lembre-se, se quiser esconder um vídeo, prefira deixá-lo como não listado.

Use inteligência artificial com responsabilidade

O YouTube está começando a disponibilizar um novo recurso onde os criadores de conteúdo devem obrigatoriamente adicionar durante a publicação, um marcador quando utiliza inteligência artificial para criar o vídeo. 

Nem todo conteúdo precisa ser marcado, apenas aqueles fotorrealistas com rostos, objetos ou paisagens gerados artificialmente, ou que utilizam vozes de pessoas reais, que podem enganar a audiência, fazendo pensar que o vídeo é real. Quem utiliza inteligência artificial para criar o roteiro, fazer pesquisas, ter ideias de conteúdo, gerar legendas automáticas, fazer ajustes de luz ou maquiagem, não precisa ativar o alerta. 

Caso a moderação descubra conteúdos feitos usando IA que deveriam estar marcados, mas não estão, o produtor de conteúdo será notificado com um prazo para ativar o marcador, se não for cumprido, será penalizado.

Mas não se preocupe, o marcador não impactará na distribuição do seu conteúdo, apenas é uma maneira de informar a audiência sobre o que estão assistindo.

Muita atenção durante a criação da thumbnail

Para o sucesso de um vídeo, algo tão importante quanto o vídeo em si, é a thumbnail, também chamada de capa. Enquanto o usuário rola o feed, ele pode ver centenas de thumbnails em poucos minutos, para conquistar cliques é muito importante criar imagens cativantes que gerem conexão, curiosidade, interesse, ou qualquer outro tipo de sentimento que você quer causar em seu público.

Não há fórmula mágica, existem imagens belíssimas que não atraem o público, enquanto imagens mal trabalhadas podem despertar muito interesse e vice-versa.

Tão importante quanto criar imagens que atraem cliques, são aquelas que não atrapalham a experiência do usuário. O foco do algoritmo é a experiência do usuário, ele quer reter o público pelo máximo de tempo, independente do que está assistindo. Se você cria uma thumbnail que gera muitos cliques, mas não entrega no vídeo o que promete, pelo menos um pouco, logo no início, as pessoas se sentirão enganadas e sairão rapidamente do vídeo, ou até mesmo irão fazer outra coisa em vez de usar a plataforma. Vídeos que não retém o público impactam negativamente seu canal na totalidade, sendo melhor para o longo prazo, produzir conteúdo com menos cliques e boa retenção, do que muitos cliques que as pessoas saem em poucos segundos.

Se você quer aprender a editar imagens para criar thumbnails profissionais e gostaria de desenvolver melhores histórias, sendo membro Diolinux Play, você tem acesso a 14 cursos (número que segue crescendo), dentre eles, de edição de imagens com o GIMP, uma das melhores alternativas gratuitas ao Photoshop, além do nosso incrível curso de storytelling.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!