Por mais que sistemas operacionais baseados em Linux sejam incríveis e quase sempre suprem as nossas necessidades, pode ser que em algum momento você precise do Windows para utilizar um software em dualboot ou formatar o PC de um parente.

Criar pendrives bootáveis de Windows no Linux pode ter sido uma tarefa complicada há alguns anos, porém, hoje em dia  é algo bastante simples, principalmente com ferramentas gráficas como o Ventoy e o WoeUSB-ng, que será o tema de nosso artigo.

A nova geração de um clássico!

O WoeUSB é um software incrível que permite criar pendrives bootáveis de Windows através do Linux, porém, ele foi descontinuado há cerca de oito meses por seus desenvolvedores.

Embora esteja disponível para download e ainda possa ser instalado em várias distribuições, versões mais recentes de algumas delas não podem utilizar o software e mesmo que fosse possível, ele não receberia atualizações.

Pensando nisso, alguns desenvolvedores resolveram criar um fork do aplicativo em python, para mantê-lo atualizado e compatível com as novas imagens do Windows, além de poder ser instalado em mais distribuições.

Instalando o WoeUSB-ng

Por ser escrito em Python, o WoeUSB-ng pode ser instalado com o gerenciador de pacotes pip em qualquer distribuição, através de alguns comandos no terminal. Primeiramente, precisamos de instalar algumas dependências.

Caso você esteja no Ubuntu ou derivados, basta utilizar o comando:

sudo apt install git p7zip-full python3-pip python3-wxgtk4.0 grub2-common grub-pc-bin

Se o seu sistema operacional for o Fedora, utilize o comando:

sudo dnf install git p7zip p7zip-plugins python3-pip python3-wxpython4

Com essas dependências já instaladas, basta instalar o WoeUSB-ng através do pip com o seguinte comando:

sudo pip3 install WoeUSB-ng

Caso você esteja utilizando o Arch Linux ou algum derivado, basta utilizar o comando:

sudo yay woeusb-ng

Criando um pendrive bootável com Windows

Agora que temos o WoeUSB-ng instalado em nossa máquina, vamos iniciar o processo de criação do pendrive inicializável com Windows, para isso, precisaremos de um pendrive com no mínimo 8 GB e uma ISO do sistema, que pode ser baixada através do site da Microsoft.

Insira o pendrive no computador e para que o procedimento ocorra sem erros, certifique-se de que ele está desmontado, você pode desmontá-lo através do gerenciador de arquivos ou do GNOME Disks.

Feito isso, abra o WoeUSB-ng. Você verá uma interface bastante simples com opções como inserir uma imagem ISO ou importar a imagem do sistema de um DVD (1) e abaixo temos a seleção do dispositivo de destino (2).

image 4

Clique no botão de upload e selecione a imagem do sistema que você baixou, ou, caso queira, insira um DVD do Windows em seu drive de CD/DVD e selecione-o. Logo após, selecione o pendrive que você inseriu em seu computador e clique no botão instalar.

image 3

Agora basta esperar alguns minutinhos e você terá um pendrive bootável de Windows completamente funcional.

Você conhecia o WoeUSB-ng? Pretende testar o software? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Como instalar o Zoom no Linux
Continue lendo

Como instalar o Zoom no Linux

O Zoom é um dos mais conhecidos e utilizados softwares de videoconferência do mercado e no artigo de hoje, você irá aprender a instalar o Zoom no Linux.