Comprei um iPhone e agora? #Tutorial e Dicas

Comprei um iPhone e agora? #Tutorial e Dicas

Bom ,o objetivo deste artigo é tentar esclarecer as principais dúvidas que um novo usuário de iPhone. 

Algumas coisas talvez você já saiba, outras não então vou vou explicar muitos detalhes, confira:

Sim o iPhone vem sem um MANUAL do usuário então como dica eu vou fornecer a você o manuel, leia-o ele pode ser de grande valia,

Manuel (Manual): É muito importante você ler todo manual para aprender a como mexer no iPhone. Baixe ele aqui

Após ter finalmente dado um jeito nas últimas dúvidas a respeito de sua mais nova aquisição, chegou o grande momento.

Aquele aparelho tão desejado por você está agora em suas mãos e o que parecia impossível volta a acontecer…

DÚVIDAS…. novamente elas …

Por onde começar?Criar a conta na loja itunes e começar a baixar aplicativos, utilitários e joguinhos, muito joguinhos!Dê preferência em criar sua conta na loja itunes americana, por que os “apps” sempre são lançados e atualizados lá primeiro, no entanto a loja brasileira já conta com bastante conteúdo e há relatos de pessoas que conseguem viver muito bem apenas com a versão “made for brazil”. Bem, essa é a primeira decisão que você precisa tomar. Para criar a conta brasileira, que é mais fácil e intuitivo basta seguir as instruções no itunes em “criar nova conta”. Caso você tenha afinidade com a língua inglesa, recomendo a criação de uma conta na loja estadunidense, apesar de ser um pouquinho mais complicado.

Sei que como todo mundo você pode está com aquela dúvida aparentemente boba que normalmente você não sabe a resposta e por vergonha fica tentando descobrir das formas mais inusitadas, não é?

Não se preocupe mais, vou listar logo abaixo algumas das questões que normalmente apavoram os novos proprietários de Iphone como você, eu ou qualquer um, que mesmo sem admitir, com certeza já se fez alguma das perguntas abaixo elencadas.

Para o bem de todos nós, vamos ao que importa

1. Cadê a bateria do telefone? Já revirei a caixa de cabeça para baixo e ainda não a encontrei.

Calma, a bateria do Iphone é interna, e por isso, ao contrário dos demais aparelhos não vem acondicionada na caixa do telefone.

2. Se a bateria é interna, onde coloco o Chip? Não consigo abrir a parte de trás do aparelho.

Tudo bem, não irá conseguir mesmo. O Chip deve ser acondicionado em uma gaveta na parte superior do aparelho.

Para isso, procure um pequeno orifício localizado ao lado do conector para fones de ouvido e utilize a palheta que vem junto com telefone para abrir a gaveta. Na falta da palheta, pode utilizar um pequeno clip de papel ou algo semelhante a uma agulha.

3. Como desbloqueio a tela do aparelho? Já procurei a tecla asterisco, mas não encontrei em lugar nenhum.. No meu Nokia utilizava ela, mas e agora?

Agora você terá que utilizar o mesma tecla que utilizou para ligar o aparelho. Pressione-a e mova o a slid/chave que aparecerá na tela para o lado direito e o telefone será desbloqueado.

Se estiver utilizando o Voiceover, pressione o botão e, em vez de arrastar a chave, dê um toque duplo sobre a tela.

4. Meu Iphone veio com defeito, apenas um auto-falante está funcionando. O que faço, levo na assistência ou devolvo para a loja onde comprei?

Nem um nem outro, seu Iphone está funcionando da forma que deveria, ou seja, da forma que a Apple quer que ele funcione, já que ele possui apenas um auto-falante mesmo. O outro orifício é o microfone. Pode ficar tranqüilo.

5. Sou deficiente visual e comprei o Iphone para utilizá-lo com o Voiceover, no entanto, não consigo ativá-lo. O que tenho que fazer para conseguir?

Se não contar com o auxílio de algum vidente para ativá-lo no menu “Acessibilidade”, pode ativá-lo através do Itunes pela opção “Configurar o acesso universal” na aba “Resumo” de seu Iphone.

6. OK, já inseri o chip, ativei o Voiceover, mas e agora, como posso transferir minhas músicas para o aparelho?

Utilize o Itunes, mesmo não sendo tão intuitivo como poderia ser, é perfeitamente acessível e relativamente simples de utilizar.

7. Tudo bem, mas não posso transferir meus arquivos diretamente para a memória interna do Iphone da mesma forma como transferia para o cartão de memória de meu N95?

Não, infelizmente não. O Iphone precisa ser gerenciado pelo Itunes, e isso inclui seus contatos, e-mails, vídeos, músicas, toques, aplicativos e qualquer outra mídia reproduzida pelo aparelho.

8. Ótimo, entendi. Já transferi todas as minhas músicas para meu Iphone, mas não consigo enviá-la para outro aparelho através da conexão Bluetooth.

Não se preocupe, infelizmente é assim, o Iphone só permite que o sistema se conecte a fones de ouvido ou kits viva voz. A transferência de dados é bloqueada até que você utilize algum método não oficial para desbloqueá-la.

9. Consegui importar todos meus arquivos de Audio, porém, não consigo transferir meus vídeos. O que preciso fazer para poder transferi-los para o aparelho?

Precisa garantir que os mesmos estão no formato mp4, já que é ele o principal formato de vídeo utilizado pelo Iphone.

10. Converti meus vídeos para mp4 através do Itunes, mas quando os sincronizo eles ficam sem audio. O que fiz de errado?

Neste caso não sei, mas por algum motivo o Itunes não converte os outros formatos de vídeo como deveria. Experimente utilizar um outro software para converter seus vídeos para mp4 antes de sincronizá-los com o Itunes.

11. Normalmente sincronizo meu Iphone com meu notebook, porém gostaria de sincronizá-lo com meu Desktop. Posso sincronizá-lo com os dois computadores normalmente?

Normalmente não, porém existem aplicativos que permitem que você possa sincronizá-lo com mais de um computador.

Caso tente sincronizá-lo com outro PC, o Itunes apagará os dados existentes no aparelho para sincronizá-lo com a biblioteca do PC no qual o Iphone estiver conectado.

12. Posso instalar algum outro aplicativo em meu Iphone?

Sim perfeitamente.

13. Onde posso buscar os aplicativos que deseje instalar em meu aparelho?

Inicialmente pode buscá-los na própria App store. Lá encontrará a grande maioria dos aplicativos desenvolvidos para o Iphone, em versões pagas ou completamente gratuitas, no entanto, existem outros métodos e lugares não oficiais onde pode buscar outros aplicativos, mas isso é assunto para um outro momento.

14. Como posso acessar a App store?

Pode acessar a App store basicamente de duas formas, através do Itunes ou A partir do próprio aparelho.

Para ambas as situações precisará de uma conta/cadastro na referida loja.

15. Soube que o Iphone não filmava. É verdade?

Era, até sua versão 3G. A partir do modelo 3GS a filmagem é nativa do firmware, porém, como quase tudo no Iphone, existem formas não oficiais de permitir com que o aparelho possa filmar em outras versões de firmware.

16. Mas o que é firmware?

Firmware e a forma como o sistema operacional do aparelho é conhecido.

17. E como consigo saber a versão do sistema operacional, ou melhor, do firmware de meu Iphone?

No menu “Ajustes/Geral/Sobre” você conseguirá obter esta e muitas outras informações a respeito de seu Iphone.

18. Posso utilizar meu Iphone para transportar meus arquivos tal como um Pen-drive?

Talvez. Como falei anteriormente, existem métodos não oficiais de fazer com que o Iphone faça tudo o que aparentemente não faz. No entanto, da forma com que ele vem configurado é impossível utilizá-lo desta forma.

19. Mas, se não posso acessar sua memória interna facilmente, a única forma de transferir minhas fotos tiradas pelo Iphone para meu computador é através do Itunes?

Não. Neste caso, você pode utilizar uma pasta criada pelo Iphone em no Meu computador ou ainda utilizar o assistente de scaner e câmeras para importas suas fotos para o computador.

20. O Posso gerenciar meus e-mails a partir de meu Iphone?

Sim. Se utilizar o Outllok para tal, o Itunes pode ainda sincronizar automaticamente suas contas de E-mails com o Iphone, bastando apenas selecionar a conta que deseje utilizar e inserir sua senha.

21. Como atualizo a versão do firmware instalado em meu Iphone?

Atualize através do Itunes. Sempre que uma nova versão de firmware for disponibilizada para seu Iphone, o Itunes o avisará e lhe perguntará se deseja baixar a referida atualização lhe dando ainda duas opções básicas: Apenas transferir ou transferir e instalar a atualização disponível.

22. Se eu tiver algum problema com meu Iphone como posso formatá-lo.

Sempre que tiver algum problema que impossibilite a utilização normal de seu Iphone, você pode reinstalar o firmware no aparelho, para forçar ele a retomar as características originais de seu sistema operacional.

23. O que são Cydia, Icy e Rock apps?

São uma espécie de versão paralela/genérica da loja de aplicativos da Apple, que disponibiliza versões não oficiais de aplicativos disponibilizados pela App store.

24. Como faço para acessar estas “lojas genéricas”?

Na verdade não são exatamente lojas, são aplicativos que dão acesso a repositórios de aplicativos crackeados. Assim, por serem uma espécie de aplicativos, precisam ser instalados, o que basicamente precisa ser feito por algum método de Jailbreak.

25. Mas … o que é Jailbreak?

Jailbreak é basicamente o desbloqueio ou Hack do aparelho. É a partir dele que os aplicativos crackeados passam a ser aceitos pelo Iphone.

26. Então se o Jailbreak desbloqueia o Iphone, após realizá-lo posso utilizar qualquer operadora?

Não necessariamente. O Jailbreak desbloqueia apenas a instalação de aplicativos não oficiais, porém, como o Unlock, que é o desbloqueio de fato, é também um aplicativo não oficial, o Jailbreak é um pré-requisito para sua utilização.

Indo ao que interessa: “Apps” gratuitos!

Primeiro os essenciais, que todo mundo deve ter:

 Facebook: interface fácil e intuitiva para usar o facebook direto do seu telefone móvel! Recomendadíssimo para quem usa o site.

Twitter: Interface para a maior rede de microblogging da atualidade

Skype: Chat e ligações gratuitas com vídeo? Assina meu nome aí na lista de compras! Com esse software é possível falar (e ver) seus amigos que também possuem o programa instalado, tudo gratuitamente, apenas utilizando tráfego de dados.

Youtube: Todo mundo gosta! A versão mobile é bem simplificada e vai direto ao que interessa.

Abobe Reader:  O Iphone lê arquivos PDF nativamente, mas o Adobe Reader é muito mais completo como programa de leitura. Leio muitos livros usando o combo iphone+adobe reader!

Agora os aplicativos de produtividade e/ou divertidos:

Everlight Free: Uma lanterna! Que pode ou não ficar piscando! Seja para iluminar um ambiente escuro, cegar um amigo ou brincar de discoteca.  Esse é um app que pode salva-lo da escuridão eventualmente.

 Instagram: Tira fotos e permite a aplicação imediata de vários efeitos divertidos! É possível criar uma conta no site e espalhar a foto facilmente em  rede sociais.

Exemplo de uma foto tirada no instagram:

(colocar imagem do meu notebook)

 Google Earth: A versão móvel de um dos melhores aplicativos do google.

Pocket  Whip: Sinta-se o Indiana Jones digital! Basta balancar o aparelho como se estivesse segurando um chicote e ele faz o som da chicotada! Muito bom para manter a(o)  namorada(o) na linha 😉

Battery Life: Mostra algumas informações interessantes e dá dicas sobre o bom uso da bateria, uso com frequência para monitorar o gasto.

Four Square: Diga às pessoas onde você está ou foi! O próprio telefone tem um localizador GPS que vai relacionar sua posição com o local. Muitas pessoas gostam de dizer por onde anda o tempo todo… já eu não curto muito esse aplicativo, mas é muito utilizado, vale a pena testar 😉

Se você tiver alguma dúvida que ainda não foi abordada por este artigo, deixe-a no espaço para os comentários, pois com certeza também poderão ser as mesmas de uma outra pessoa, que como eu e você ainda pode estar engatinhando neste novo caminho rumo ao conhecimento

Agora vamos conhecer um pouca da interface do iPhone

Funções basicas: 

Home Screen – Sempre precione esse botão para voltar a Home Screen.

Home Screen é a tela principal onde se localizam os aplicativos do aparelho.

Telefone

Com o iPhone fazer uma chamada é tão simples. Você pode fazê-la apenas com o toque no visor na sua lista de contatos.

Navegador

Com iPhone 3G você poderá realizar downloads e navegar 2,4X mais rápido que o iPhone 2G, em qualquer lugar e sem fio.

Acesse a web com o navegador Safari incluído. Adicione favoritos e crie um ícone de qualquer site na Home Screen.

Rode-o e a página da web fica no formato de paisagem.

Câmera

O iPhone contém uma câmera de 2.0, 3,0 que varia de acordo com a versão do aparelho,  megapixels, onde é possível dar zoom apenas com o toque na tela, esticando os dedos. Além do sincronizamento da tela com o redimensionamento da imagem no formato de paisagem.

Ao navegar na web você tem a opção de salvar alguma foto na biblioteca, podendo definir como papel de parede e compartilhá-las via e-mail.

Ao dar um toque no ícone da calculadora, o aparelho mostra uma simples aplicação, com adição e subtração. E ao rodá-lo, ele se transforma em uma sofisticada calculadora científica com dezenas de funções para resolução de problemas matemáticos e científicos.

YouTube

Já imaginou assistir seus vídeos favoritos no seu celular? Com o iPhone você pode.

Acesse o YouTube com o toque no ícones do aplicativo localizado na Home Screen.

Tempo

Cheque a previsão meteorológica em qualquer lugar do mundo, podendo adicionar sua cidade e saber a previsão para os próximos 6 dias. Para adicionar precione o “i” e procure por sua cidade.

Bolsa de valores

Cheque o desempenho da compra e venda de ações no mercado internacional.

Anotações

Esqueça a caneta e o papel! Escreva rapidamente as informações que você acha importante, além de compartilhar via e-mail com outros usuários.

GPS

O iPhone 3G encontra sua localização via GPS, utilizando Wi-fi. Com essa função você ainda pode digitar uma palavra chave de algum lugar que deseja ir e ser completamente instruido para chegar ao local com facilidade.

Calendário

Com o iPhone é fácil fazer planos. Marque eventos em certos dias, definindo um alerta personalizado para cada dia.

iPod

Controle e ouça suas músicas em uma tela de 3.5 polegadas em Widescreen e controle-as com o recurso Multi-toque. Percorrendo seus álbuns na biblioteca digital. Ele ainda possui entrada para uma ligação externa de áudio, por exemplo, ligue-o em uma caixa de som para amplificá-lo.

SMS

Envie mesagens de texto como se estivesse em um chat. Enviando uma mensagem para mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Além do aparelho memorizar as palavras usadas fequentemente.

iTunes

Compre suas músicas com a tecnologia 3G, fazendo o download imediato. Você tem a opção de mais de 6 milhões de músicas.

AppStore

Compre ou Baixe de graça entre milhares de joguinhos e aplicativos diretamente para o celular.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Como usar o Thunderbird minimizado
Continue lendo

Como usar o Thunderbird minimizado

Vamos dar uma dica muito útil para você que fica enviando e recebendo e-mails todos os dias! Sabe o Thunderbird? O gerenciador de e-mails mantido há muitos anos pela Mozilla, a mesma empresa que desenvolve o Firefox, e que agora está sem desenvolvimento centralizado e exposto para a comunidade?