Como instalar o editor de vídeos profissional Lightworks no Ubuntu 14.04 LTS

Como instalar o editor de vídeos profissional Lightworks no Ubuntu 14.04 LTS

Veja como instalar o Lightworks no Ubuntu 14.04 LTS

Quem disse que não existe editor de vídeos profissional para Linux? Pois é o grande e poderoso Lightworks está aí para provar isso.

Este editor é utilizado por profissionais para editar filmes em Hollywood, filmes como o “O Todo Poderoso” estrelado por Jim Carrey.

E por incrível que parece ele é gratuito e multi plataforma, com versões para Linux, Mac e Windows, sendo que somente alguns features mais avançados estão disponíveis para quem é assinante PRO.

Baixando e instalando o Lightworks no Ubuntu 14.04 LTS

O editor tem fama de ser um pouco complicado e por isso talvez se você busca algo para fazer edições mais simples este artigo pode lhe apresentar melhores opções, até para baixar e instalar o Lightworks requer alguns passos a mais, mas vamos lá, também não é tão complicado assim.

Primeiro passo: Acesse o site do Lightworks

Escolha o pacote adequado para sua distribuição ou sistema, no caso do Linux temos disponível a versão em DEB (para Ubuntu e derivados) e RPM (Fedora e derivados), vale lembrar que o sistema é compatível apenas com sistemas de 64 bits, uma coisa até natural visto a sua finalidade.

Será preciso também criar um cadastro no site, preste atenção pois esse login e senha será necessário ao abrir o programa pela primeira vez no seu computador.

Antes de instalar o pacote .deb que você baixou com o Lightworks será necessário instalar uma dependência LIBTIFF4, baixe este pacote primeiramente e instale com a Central de Programas dando dois cliques no arquivo, depois de instalar a dependência instale o pacote .deb do Lightworks que você baixou do site anteriormente, o processo é exatamente o mesmo, basta dar dois cliques e abrir com a Central de Programas, clicar em instalar, digitar a sua senha e aguardar a instalação.

Depois de instalado o Lightworks vai estar disponível no menu do Ubuntu (ou derivado), basta clicar nele, na primeira execução será solicitado o login e senha que você criou quando se cadastrou no site do Lightworks.

É isso! Em breve mais artigos com dicas de edição com este super programa, fique de olho no nosso canal no YouTube também! 


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
APT não será substituído pelo Snap no Ubuntu. Mas deveria?
Continue lendo

APT não será substituído pelo Snap no Ubuntu. Mas deveria?

É evidente que nos últimos anos a Canonical, empresa por trás do Ubuntu, vem empregando esforços para popularidade de seu formato de pacotes, o Snap. Recentemente um usuário do Launchpad propôs uma ideia, na qual supostamente Mark Shuttleworth, criador do Ubuntu, “pareceu aprovar”.
Uma nova forma de instalar o Ubuntu?
Continue lendo

Uma nova forma de instalar o Ubuntu?

O Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux que está trazendo inúmeras novidades para seus usuários. Dessa vez, ele pretende dar uma atualizada em um recurso existente a anos, seu instalador!