Como mudar o Endereço MAC no Ubuntu

Como mudar o Endereço MAC no Ubuntu

Mudando a Identidade do seu adaptador de rede

Um endereço Media Access Control (endereço MAC) é um identificador único atribuído a interfaces de rede para comunicações no segmento de rede física. Os endereços MAC são usados ​​para inúmeras tecnologias de rede e na maioria das tecnologias de rede IEEE 802, incluindo Ethernet. 

Resumindo poderíamos dizer que é o MAC é um indentificador como o CPF, só que diferentemente no CPF, o MAC inclui letras e número, um exemplo de endereço MAC é este.

38:59:f9:30:99:1f

Sempre são 12 valores alfanuméricos separados por “:” dois pontos.

Neste post vamos mostrar como mudar o endereço MAC no seu computador com Ubuntu ou derivado, isto pode ser útil em conexões públicas onde existem limites de banda e de tempo  por computador, quando se atinge o limite você é desconectado. Desda maneira você poderá enganar o roteador.

Para mudar o MAC do Ubuntu vamos usar um programa chamado MacCharger.

Instalação

No terminal cole o comando:

sudo apt-get install macchanger

Identificando a sua placa de rede

Roda o comando:

sudo ifconfig

Este comando irá mostrar todas as interfaces de rede do seu computador, as de rede wi-fi normalmente são representadas por wlan0″, “wlan1”, ou “wlan2” e assim por diante.

Neste caso a interface de rede é a wlan2.

Para trocar o MAC basta executar estes comandos:

sudo ifconfig wlan2 down
sudo macchanger -r wlan2
sudo ifconfig wlan2 up

Bastando substituir  wlan2  pela sua interface de rede.

Para voltar ao MAC original faça:

sudo ifconfig wlan2 down
sudo macchanger -p wlan2
sudo ifconfig wlan2 up

Até a próxima.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Libre Office 6.2 lançado com nova interface
Continue lendo

Libre Office 6.2 lançado com nova interface

Ferramentas para criação de documentos existem aos montes, no entanto as mais famosas são: o Microsoft Office e Libre Office, e por ser uma alternativa livre, o Libre Office sempre foi visto como o rival do concorrente, porém, seu visual afastava alguns usuários que não conseguiam migrar unicamente pela aparência da aplicação, fazendo com que acabassem procurando alternativas, como o WPS Office ou o Softmaker Office.
Assista gameplays na TwitchTV com o GNOME Twitch
Continue lendo

Assista gameplays na TwitchTV com o GNOME Twitch

A Twitch.tv é uma plataforma repleta de jogadores, muitos até profissionais, e acompanhar as jogatinas, pode ser algo divertido e relaxante. Caso não acompanhe o nosso trabalho na Twitch, considere interagir conosco. Temos lives de segunda a sexta, às 20h. Venha comprovar que Linux é um sistema viável para gamers. Vire SUB do canal.