A Microsoft disponibilizou seu GitHub o PowerShell para Linux e Mac OS X, hoje você vai aprender a baixar e instalar. Atualmente o PowerShell é compatível com o Ubuntu 16.04 e 14.04, CentOS7, OS X 10.11 e via Docker, além do Windows, é claro.

O PowerShell te dá acesso ao prompt de comando do Windows através do seu Linux ou Mac, ele pode ser muito útil para quem é desenvolvedor e trabalha com ambientes mistos. Os comandos que você roda nele são exatamente os mesmos que você rodaria em um terminal Windows, em um Windows Server, por exemplo.

Leia também: Bash do Linux chega ao Windows

Como instalar o PowerShell no Ubuntu? 

O PowerShell multiplataforma está disponível no GitHub, lá você encontra versões em .deb, .rpm, versões para Mac e para Windows também, além da versão Docker. Entre as distribuições Linux oficialmente suportadas estão o Ubuntu 14.04, Ubuntu 16.04 e o CentOS 7.

Como bom pacote .deb, basta fazer o download e dar dois cliques, ele vai se abrir com a Central de Programas, ou outro aplicativo associado, como o gdebi, então basta clicar no botão instalar e digitar a sua senha.

Windows PowerShell Ubuntu

Como utilizar o PowerShell

Depois de instalado, o PowerShell estará disponível através do seu próprio terminal Linux, abra o seu terminal e digite:

powershell

Depois disso você já estará apto a digitar comandos do Windows no seu terminal através do PowerShell.

PowerShell Linux

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste