The Talos Principle é o primeiro game que suporta nativamente a nova API Vulkan, além disso o game ainda tem suporte para o OpenGL, DirectX 9 e Directx 11, confira os gráficos que comparam o desempenho com cada API.
Apesar da Croteam. desenvolvedora do game, ter comentado que o Vulkan não está completamente implementado no game, porém, como podemos ver no gráfico abaixo ele dá uma diferença grande em relação ao OpenGL.
Como podemos ver, apesar do Vulkan ter em alguns casos aumentado até mesmo em duas vezes a quantidade FPS ainda podemos ver que o DirectX é superior na maior partes dos casos, entretanto, a diferença de FPS nas placas da AMD diminuiram entre Vulkan e DX.
Apesar do game não ter sido feito para o Vulkan, ele recebeu um patch para aceitá-lo, à partir do momento que os games forem feitos pensando na API a otimização será ainda maior, vale ressaltar também que o Vulkan saiu há 3 dias apenas, e está apenas na sua primeira versão, a tendência é que melhore muito com o tempo.
Para os testes foi utilizado o Windows 10 com um processador Intel Core i7-4770K com o clock padrão e com as últimas versões de drivers de vídeo para cada placa.