Os novos chips Snapdragon X Elite podem mudar a computação pessoal?
Os novos computadores com chips Snapdragon X Elite anunciados na Computex 2024 prometem trazer para o PC, a revolução que a Apple causou em seu ecossistema em 2020, quando mudou toda a linha Mac para utilizar chips ARM. Entenda o motivo pela alta expectativa do público sobre os produtos.
Por computadores mais eficientes
Um dos maiores problemas para tornar computadores mais portáteis, são as baterias, elas são limitadas comparado ao consumo de um processador típico. Até 2007, quando a Apple lançou o iPhone, o primeiro computador de bolso, ou smartphone, realmente prático para o dia a dia.
Um diferencial do iPhone, é utilizar a arquitetura ARM em seu processador, combinando eficiência energética com bom desempenho. Com o tempo, vimos vários novos modelos de smartphones, além de computadores mais básicos, focados sobretudo em baixo custo e bateria durável.
O grande problema dos computadores ARM até então, era o baixo desempenho e principalmente a falta de aplicativos compatíveis. Com o lançamento dos MacBooks com processadores da linha M, a Apple reverteu este quadro. São máquinas potentes para trabalhos pesados, como edição de vídeo, mas ultrafinas, que esquentam pouco e tem boa durabilidade de bateria.
Mas não se trata só de Hardware, a retrocompatibilidade pelo Rosetta 2 com programas feitos para a arquitetura antiga, contribuiu para deixar os consumidores seguros para a transição, impulsionando os desenvolvedores a portarem suas aplicações para versões nativas otimizadas.
Agora, na Computex 2024, pela primeira vez as principais fabricantes de PCs anunciaram versões de suas linhas de notebooks embarcando o novo Snapdragon X Elite, um processador ARM que promete ser equiparável ao M3 da Apple. No lado do Software, a Microsoft prometeu uma camada de compatibilidade com a tecnologia, capaz inclusive de rodar inúmeros jogos.
Por enquanto os preços anunciados são altos, mas finalmente poderíamos rodar aplicações pesadas no Windows por horas sem precisar colocar o notebook na tomada.
Este conteúdo é baseado no Diocast. Assista na íntegra o episódio onde comentamos sobre as principais novidades da Computex 2024 e exploramos o universo dos processadores ARM para desktops, abrindo as portas para um mundo de possibilidades. Aprofunde-se mais nesse assunto, desvendando os mistérios das arquiteturas RISC e CISC.