Tecnologia

Tudo o que você precisa saber sobre os novos nomes de processadores Intel

Com o lançamento da 14ª geração de processadores Intel, a fabricante decidiu mudar a nomenclatura de seus modelos. Temos novos nomes de processadores Intel, outras permaneceram, e agora há ainda mais variedade para escolher. 

Desde 2010, a Intel manteve um padrão consistente, com as linhas Celeron, Pentium Gold, além dos Core i3, i5, i7, i7. Eles eram seguidos de números indicando a geração e o posicionamento no mercado, além de letras informando se tem gráficos integrados, se é preparado para overclock, ou para baixo consumo de energia.

Vamos entender todas as nomenclaturas novas e como tudo ficou, para você conseguir se orientar em meio a tantas letras e números.

O fim do “i”

A primeira mudança, é que a linha principal de processadores perdeu a letra “i”, ficando apenas 3, 5, 7 e 9. Além disso, novos modelos de entrada Pentium e Celeron perderam essa denominação.  Entretanto, a mudança está sendo gradual e produtos antigos permanecem sendo fabricados. Listamos e explicamos os novos nomes de processadores Intel, dos mais fortes aos mais simples.

Intel Core Ultra Processors

A linha de processadores Intel Core Ultra é construída num design 3D, com microchips empilhados, incluindo as NPU (Unidades de Processamento Neural) e GPU integrada Intel Arc, a mais avançada da marca. Os modelos atuais são feitos com arquitetura Meteor Lake, incluindo os Intel Core Ultra 5, Intel Core Ultra 7 e Intel Core Ultra 9.

Por exemplo, o Intel Core™ Ultra 7 processor 165H:

  • Intel Core Ultra é a linha de processadores;
  • O número 7 indica o nível do modelo dentro da linha;
  • 185H, é o número do processador, o 1 indica a série, ou seja, é da primeira série da linha Intel Core Ultra;
  • O número 85 especifica qual é exatamente o modelo;
  • O Sufixo H significa que é um processador de alto desempenho, se fosse U, seria a versão padrão.
Tudo o que você precisa saber sobre os novos nomes de processadores Intel 1

Intel Core processors (Series 1)

Esta é a linha que veio substituir os tradicionais Intel Core i3, i5 e i7, agora simplesmente chamados de Core 3, 5 ou 7. Por enquanto esta nomenclatura se aplica apenas para laptops. O termo “Series 1” indica que é a primeira geração desde a mudança de nome.

Comparado a linha Ultra, eles são construídos numa arquitetura mais antigas, exemplo disso, é o Intel Core 5 processor 120U, na arquitetura Raptor Lake, com GPU Intel Graphics.

Tudo o que você precisa saber sobre os novos nomes de processadores Intel 2

Intel 14th Gen Core Processors

Agora as coisas começam a ficar misturadas, por enquanto a nova nomenclatura se aplica apenas para notebooks, em computadores de mesa, ainda segue como antes, por exemplo, com o Intel Core i9 14900K.

Tudo o que você precisa saber sobre os novos nomes de processadores Intel 3

Intel Core Processors N-Series

Esta é uma linha pouco acima dos Intel Processor, presente em laptops e computadores de mesa. Embora continue com a letra “i”, não tem indicador de geração, como o Intel Core i3-N305. Fica difícil prever onde isso vai chegar.

Intel Processor

Aqui dá para confundir na hora de comprar um computador. Se você ver um adesivo escrito “Intel Processor”, não significa apenas que o processador é fabricado pela Intel, mas também que é da linha mais básica, que veio para substituir o Pentium e o Celeron.

Um exemplo é o Intel Processor N200, ele não tem nenhum indicador de geração, mas talvez com o tempo a gente descubra que a numeração dá alguma dica disso.

Tudo o que você precisa saber sobre os novos nomes de processadores Intel 4

Intel Pentium Silver e Gold

Parece um caso em que, para simplificar, precisa deixar as coisas mais complicadas. Mesmo com os Intel Processor, ainda há novos computadores vindo com processador Pentium Silver e Gold, mesmo sem atualizar há anos. Um exemplo é o Intel Pentium Gold G7400.

Intel Celeron

Continuamos encontrando computadores sendo fabricados com processador Celeron antigos, geralmente utilizados em laptops educacionais mais simples. Considerando modelos como o Intel Celeron 7305L, saiba que quanto maior o número, mais poderoso.

Tudo o que você precisa saber sobre os novos nomes de processadores Intel 6

Até quando?

Na hora de comprar um novo dispositivo, esse tipo de informação é importante para entender qual se adequa às suas necessidades. Considerando o tempo de vida dos processadores da marca e da nomenclatura anterior, pouco deve mudar nos próximos anos, se adequando a novidades e abandonando tecnologias antigas.

Em busca de inspiração para montar seu computador? Confira o equipamento da equipe Diolinux!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!