O Kali Linux é uma distribuição muito popular entre estudantes e profissionais de segurança da informação por possuir diversas ferramentas e aplicações nativas especializadas em testes de invasão, penetração (pentest), forense dentre outras áreas.

Vale sempre ressaltar que o Kali Linux é uma ferramenta para profissionais e estudiosos de segurança e que seu uso indevido é passível de punições de acordo com a legislação de cada país.

Uma breve história do Kali Linux

A história do Kali Linux se inicia em 2006, quando uma distribuição Linux chamada BackTrack foi lançada. O BackTrack foi uma distro baseada em Ubuntu e possuía o mesmo intuito do Kali Linux, auxiliar profissionais de segurança da informação.

BackTrack 5 R1

Em 2013, a Offensive Security, empresa que mantém o Kali Linux, anunciou o fim do suporte ao BackTrack, apresentando o Kali Linux que, diferente do BackTrack, tem como base o Debian. E assim nasceu a distribuição mais popular da área de segurança da informação.

notebook kali 2022.1

Principais ferramentas do Kali Linux

A distribuição possui um arsenal com mais de 300 ferramentas nativas exclusivas para atividades de segurança e pentests. O Kali Linux inclui por padrão ferramentas como:

Metasploit

Desenvolvido pela empresa Rapid7, o Metasploit Framework é muito mais do que apenas uma coleção de exploits, também é uma base sólida que você pode construir e personalizar facilmente para atender às suas necessidades.

requirements msf

O Metasploit Framework é uma das ferramentas de auditoria de segurança mais úteis disponíveis gratuitamente para profissionais da área atualmente. De uma ampla gama de exploits de nível comercial e um amplo ambiente de desenvolvimento de exploração, até ferramentas de coleta de informações de rede e plugins de vulnerabilidade da Web.

Nmap

Nmap (Network Mapper) trata-se de uma ferramenta de código aberto para exploração de rede e auditoria de segurança.

O Nmap foi projetado para escanear rapidamente grandes redes, embora funcione bem em hosts únicos. A ferramenta usa pacotes IP brutos de maneiras inovadoras para determinar quais hosts estão disponíveis na rede, quais serviços (nome e versão do aplicativo) esses hosts estão oferecendo, quais sistemas operacionais (e versões de SO) eles estão executando, que tipo de filtros/firewalls de pacotes estão em uso, e dezenas de outras características.

2022 02 21 12 21

Wireshark

O Wireshark permite que você observe o que está acontecendo em sua rede em um nível “microscópico”. É o analisador de protocolo de rede padrão em muitas empresas comerciais e sem fins lucrativos, agências governamentais e instituições educacionais.

2022 02 21 12 44

Aircrack-ng

O Aircrack-ng é um conjunto completo de ferramentas para avaliar a segurança da rede WiFi. Ele se concentra em diferentes áreas de segurança WiFi como: monitoramento, ataque, teste e cracking.

Essas são apenas algumas das principais ferramentas que vem por padrão no sistema operacional. Você pode acessar o site oficial do Kali Linux para conhecer mais ferramentas.

2022 02 21 12 58

Escolha a área de trabalho de sua preferência

O Kali Linux conta com três interfaces gráficas oficiais, as quais você pode escolher conforme a sua preferência, são elas:

GNOME Shell

Cada parte do GNOME Shell foi projetada para torná-lo simples e fácil de usar. A visão geral das atividades é uma maneira fácil de acessar todas as suas tarefas básicas.

kali desktop gnome

Basta pressionar um botão para visualizar suas janelas abertas, iniciar aplicativos ou verificar se você tem novas mensagens. Ter tudo em um só lugar é conveniente e significa que você não precisa aprender seu caminho através de um labirinto de tecnologias diferentes.

Xfce

Atualmente, o Xfce é o ambiente desktop padrão do Kali Linux. Trata-se de um ambiente de desktop leve para sistemas operacionais do tipo UNIX. Ele visa ser rápido e consumir poucos recursos do sistema, enquanto ainda é visualmente atraente e fácil de usar.

kali desktop

O Xfce consiste em partes empacotadas separadamente que juntas fornecem todas as funções do ambiente de desktop, mas podem ser selecionadas em subconjuntos para atender às necessidades e preferências do usuário.

KDE Plasma

O plasma é feito para ficar fora do seu caminho, pois ajuda você a fazer as coisas. Mas sob sua superfície leve e intuitiva, é uma potência. Assim, você é livre para escolher as formas de uso conforme precisar e quando precisar.

kali desktop kde

Com o Plasma o usuário é quem manda. Não está satisfeito com o esquema de cores? Você pode mudar. Quer ter seu painel na borda esquerda da tela? Você pode movê-lo. Não gostou da fonte? Use outra. Baixe widgets personalizados em um clique e adicione-os à sua área de trabalho ou painel. Enfim, trata-se de um ambiente desktop altamente personalizável.

Use o Kali em todos os lugares

Além do tradicional desktop, o Kali Linux também pode ser utilizado em smartphones e através do Windows WSL.

Kali NetHunter, a “versão mobile” do Kali Linux

O Kali NetHunter é uma plataforma de teste de penetração móvel para dispositivos Android, baseada no Kali Linux. A plataforma é composta por um App, App Store, Kali Container e KeX.

2022 02 21 15 17

Win-KeX

O Win-KeX fornece uma experiência de área de trabalho Kali completa para Windows WSL. Os aplicativos iniciados pelo painel do Kali compartilharão a área de trabalho com os aplicativos do Microsoft Windows.

win kex sl

Modo disfarce

Com a popularidade do Kali Linux, muitos dos seus detalhes começaram a ficar conhecidos por muita gente, principalmente sua logo que está presente no papel de parede padrão.

Pensando nisso, foi desenvolvido o Kali Undercover, um conjunto de scripts que altera a aparência do seu ambiente de desktop Kali Linux para o ambiente de desktop Windows 10, como mágica. Assim você evita chamar muita atenção em locais públicos enquanto estiver trabalhando com o Kali.

kali undercover 1

Aparição em série de televisão

O Kali Linux teve participação na série americana Mr. Robot. A série conta a história de Elliot, um jovem programador que trabalha como engenheiro de segurança virtual durante o dia, e como hacker vigilante durante a noite. Elliot se vê em uma encruzilhada quando é recrutado para destruir a firma que ele é pago para proteger.

A primeira aparição do sistema operacional na série, foi na segunda temporada, onde o Kali Linux aparece sendo usado em um ataque com a ferramenta SET(Social Enginner Toolkit).

kali 1

A aparição em MR. Robot fez o Kali ficar ainda mais popular, fazendo muita gente conhecer o universo do pinguim através dele.

Quer saber mais sobre Kali Linux?

Para saber mais sobre o Kali Linux, basta acessar o site oficial do projeto. Lá você encontrará a documentação completa do sistema operacional com tudo que você precisará saber para começar a se aventurar.

E você aí, já conhecia o Kali Linux?
Um abraço, meus amigos e até a próxima.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
licenças para softwares
Continue lendo

Diferentes tipos de licenças para softwares

Conheça alguns dos diferentes tipos de licenças para softwares para evitar “dor de cabeça” no momento de adquirir um software para uso pessoal ou para a sua empresa.