Xowa: Acesse a Wikipédia Offline

Xowa: Acesse a Wikipédia Offline

Programa que roda em Linux, Mac e Windows permite acessar o site de conteúdo de maneira offline

A Wikipédia é para muitos a melhor referência de bom conteúdo para qualquer tipo de coisa na internet, mantida pela Wikimedia, uma fundação sem fim lucrativos, mais uma demonstração de que o modelo de desenvolvimento comunitário pode ser muito eficaz.

Se por algum motivo você achar interessante não precisar ter acesso à internet para acessar o excelente conteúdo da Wikipédia, independente do sistema que você use você pode usar o Xowa para isso.

Xowa é uma aplicação que roda sobre o JAVA e permite que você acesse o conteúdo do portal da Wikipédia sem baixar mais nenhum bit, mas é claro que para ter todo esse conteúdo você precisará baixá-lo antes, de modo que um dos pré requisitos, além de ter o JAVA instalado é ter um bom espaço em disco, afinal você precisará praticamente baixar a Wikipédia.

Segundo no site no processo de instalação você define muitas coisas, dentre elas a linguagem que você quer, e isso muda o quantidade de dados que você pode baixar, para uma instalação Full do Xowa se prepare para usar uns 100 GB do seu HD, porém o site também diz que é possível instalar uma versão mais simples da mesma com apenas os principais verbetes ocupando apenas 2GB, porém essa simulação foi feita com o Idioma Inglês, vale ressaltar que os 100GB são para ter além dos textos as imagens também, caso você queira apenas o texto o download fica em aproximadamente 25 GB, ou seja, frita o seu modem de qualquer jeito.

Para conhecer a página no Xowa clique aqui, e aqui você pode baixar a versão de 32 bits e  de 64 bits.

Lembrando mais uma vez que o Xowa funciona em qualquer sistema, basta ter o JAVA instalado, para aprender a instalar o JAVA no Ubuntu veja este nosso artigo explicativo.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste