Esta é a maneira mais fácil de instalar o Stable Diffusion no seu computador
Softwares

Guia Rápido: Aprenda a instalar o Stable Diffusion em poucos minutos

Se você acompanha o nosso blog, gostará de instalar o Stable Diffusion, uma ferramenta de código aberto que gera imagens através de inteligência artificial e que está desafiando o mundo do design e da arte.

Ele pode produzir imagens que imitam uma fotografia real ou uma obra de arte, e já existem formas de integrá-lo a outros gerenciadores de imagem, como o GIMP, Blender e o Photoshop.

Requisitos do sistema

Por ser um software de processamento gráfico, verifique primeiro os requisitos mínimos para instalar o Stable Diffusion:

  1. Sistema operacional Windows 10/11 ou Linux. O suporte experimental para Mac será lançado em breve;
  2. Placa gráfica NVIDIA, de preferência com, pelo menos, 4 GB de VRAM ou, se você não tiver uma placa gráfica compatível, o aplicativo será executado automaticamente no “Modo CPU” (mais lento);
  3. Mínimo de 8 GB de memória RAM;
  4. Espaço em disco: 25 GB.
Como instalar o Stable Diffusion — Modificadores de imagem por inteligência artificial
Como instalar o Stable Diffusion — Modificadores de imagem por inteligência artificial

Como instalar o Stable Diffusion

O Stable Diffusion pode ser executado na nuvem, em um dispositivo conectado à internet, mas para utilizar todo o seu potencial, adicionar imagens próprias ou utilizar os mods da comunidade, você precisa executá-lo localmente.

O script de instalação (ou o equivalente ao .exe para Windows) realiza todo o trabalho pesado para você, baixando e instalando dependências, compilando e configurando tudo. Como é dito pelos próprios desenvolvedores da ferramenta, esta é a maneira mais fácil de “instalar o Stable Diffusion” no seu computador Linux.

1. Baixe o instalador da página do projeto (arquivo stable-diffusion-ui-linux.zip);

2. Extraia o conteúdo do arquivo no seu explorador de arquivos ou, se você tiver o pacote unzip no seu computador, use a linha de comando:

unzip stable-diffusion-ui-linux.zip

3. Abra um terminal na pasta onde estão os arquivos extraídos, digite o comando abaixo e tecle Enter:

./start.sh

O processo é todo automatizado e você pode acompanhar pelo terminal; é bom saber que você terá de baixar cerca de 20 GB de arquivos para a compilação, o que levará vários minutos e dependerá da velocidade da sua conexão com a internet, a capacidade de processamento do seu computador também influenciará no processo.

Se algo acontecer de errado, o instalador irá pedir que você o execute novamente, procure ajuda na página wiki do projeto no GitHub, ou copie e cole todas as mensagens de erro no servidor Discord do projeto, cujo link aparecerá no seu próprio terminal.

O Stable Diffusion contém um atualizador automático e é um aplicativo portátil, isto é, não instala nada fora da sua pasta de trabalho; por isso, para desinstalá-lo, basta excluir a pasta stable-diffusion-ui para remover todos os arquivos baixados.

Após ser instalado, abra a página http://localhost:9000/ no seu navegador para usar o aplicativo.

Para os curiosos

Por razões de segurança, sempre recomendamos um cuidado especial ao copiar e colar comandos ou executar scripts baixados da internet, e para você entender o que o script realiza, os comandos executados:

  1. Fazem a configuração do caminho para o instalador;
  2. Chamam o script bootstrap.sh que baixa os pacotes necessários para a instalação;
  3. Configuram o caminho dos arquivos baixados para o instalador;
  4. Detectam a versão dos pacotes;
  5. Chamam o script on_env_start.sh que continua a instalação da interface do usuário.

O script bootstrap.sh (passo 2) basicamente verifica o sistema operacional e arquitetura para instalar o git e o conda, se necessário; enquanto o script on_env_start.sh (passo 5) baixa os arquivos do repositório https://github.com/cmdr2/stable-diffusion-ui.git, que contém outros scripts auxiliares responsáveis pela instalação da interface gráfica.

Utilizando o Stable Diffusion

Há duas formas básicas de executar o Stable Diffusion:

  1. Modo Texto para imagem: descreva uma cena para que os algoritmos gerem uma imagem (512 x 512px) a partir do seu próprio banco de dados;
  2. Modo Imagem para Imagem: adicione uma imagem ou rascunho a ser alterado e informar o que você deseja fazer (alterar o fundo, remover ou adicionar elementos, modificar as cores, etc.), ou mesmo adicionar várias imagens para formar uma composição.
Como instalar o Stable Diffusion — Interface web
Como instalar o Stable Diffusion — Interface web

Os termos de uso e a licença do software proíbem o seu uso na geração de conteúdo ilegal ou que espalhe desinformação (deep fakes) e, por isso, é deixada uma marca d’água quase imperceptível que indica a manipulação do original. Também existem configurações para a manipulação de imagens de conteúdo adulto (NSFW).

Adicionando efeitos de transição, as imagens geradas pelo aplicativo podem ser utilizadas na produção de vídeos, como nesta viagem no tempo através da inteligência artificial.

Você está curioso com o Stable Diffusion? Assine a nossa newsletter para não perder nenhuma das últimas novidades em software livre!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
64 postagens

Sobre o autor
Para mim, as melhores coisas da vida são gratuitas e não tem preço. Sou apaixonado por compartilhar conhecimento e experiências sobre tecnologia e software livre.
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoSoftwares

    Será que 2024 é realmente o ano do Wayland?

    VídeoSoftwares

    Acesse uma distro Linux pelo navegador de internet!

    VídeoSoftwares

    Opera GX é realmente um navegador gamer?