A cada momento em que navegamos na internet, novos dados nossos são fornecidos, desde um número de telefone para verificação de dois fatores, senhas de redes sociais e até mesmo os dados de cartões de crédito ou débito.

Outra informação bastante solicitada é o nosso e-mail, e se, assim como eu, você não gosta de ficar fornecendo ele em sites de terceiros, a Mozilla Foundation está fornecendo uma solução que provavelmente vai te salvar de receber muito spam.

Quer aprender a proteger seu e-mail e sua identidade? Então, prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o Firefox Relay.

Protegendo seus dados

Existe uma infinidade de dados disponíveis na internet e muitas vezes, o e-mail é um dos que menos nos damos conta, já que várias pessoas apenas o possuem para utilizar os serviços do Google ou da Microsoft e não para fins profissionais.

O grande problema é que, ao adicionarmos o nosso e-mail em todos os sites que vemos, seja para baixar um e-book grátis, packs de artes para design ou até mesmo acessar um conteúdo que somente é liberado ao usarmos nosso e-mail, nossa caixa de entrada vira uma zona de spam.

sD2HgE6a9arXP5XX8So4ndCW0t5AwrXVasno9VxXT28m n3hE5cEonJ 6aeYFnD1nVCk0VCfWql QnuiXdGkF7Fu8J69HHMi NQFR8 fi LggWa9PJ0gzcddtzz6lc2gJvdcBw8

Meu e-mail vive bem cuidado para evitar spam, já que eu o utilizo para trabalhar, mas imagine a caixa de entrada de alguém que não tem o costume de proteger seu e-mail e precisa de encontrar uma mensagem importante no meio desta bagunça.

Firefox relay, uma “VPN” para seu email

Para você poder acessar este conteúdo sem ceder o seu e-mail para listas de marketing e newsletters que muitas vezes não te interessam, a Mozilla criou um novo projeto, o Firefox Relay.

A extensão que pode ser baixada apenas no navegador Firefox, ao menos por enquanto, te permite criar um e-mail aleatório para você ter acesso ao conteúdo, que será redirecionado para seu e-mail pessoal, sem você receber mensagens de spam após isso.

image

Utilizando o serviço

Até o momento deste artigo, é possível utilizar o serviço apenas com o navegador Mozilla Firefox. Primeiramente, é preciso acessar o site do Firefox Relay e se conectar com sua conta Firefox (aquela que usamos para ter a sincronização no navegador).

Após se conectar, o site irá abrir a página de gerenciamento de “aliases” e pedirá para você baixar a extensão, para que o Firefox Relay fique integrado ao navegador.

image 1

Agora ao abrir algum site que solicite um e-mail para acesso ao conteúdo, o botão do Firefox Relay irá aparecer ao clicar com o botão direito, oferecendo a opção de criar um “alias” que irá redirecionar o  conteúdo enviado para o e-mail cadastrado no serviço.

Você já conhecia o Firefox Relay? Pretende utilizá-lo? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste