No dia de hoje foi dado uma pista e muito quente quanto ao novo nome do Ubuntu 19.04, indicando um nome nada comum: “Disco Dingo”. Se esse nome se manter vai ser a segunda versão do Ubuntu em ter a dobradinha no nome com a letra D, como foi na versão 6.06 “Dapper Drake”.
O nome apareceu em dois sites do projeto Ubuntu, um foi no launchapd.net e o outro no archive.ubuntu.com, onde aparece os codinomes “Disco Dingo” e “Disco” respectivamente.
A composição dos nomes das versões do Ubuntu é feita com um adjetivo e o nome de um animal, ambos começando com as mesmas letras.
A palavra DISCO pode ser interpretada de duas formas, a primeira é a de um lugar onde se faz uma festa ou um clube aonde as pessoas dançam com luzes, um seja, uma Discoteca. A outra é o gênero musical mesmo, “Disco Music”, manja? Boca de sino e “us badalaqui tudo, bicho”.
O nome “Dingo” é referente a um cão selvagem que vive na Austrália, sua pele se parece com uma cor “Areia”, além de caçarem em bando ou sozinhos e ficar de “mau humor” quando os humanos chegam perto. Na Austrália o nome do bichinho ficou com outro significado, como “covarde”, fazendo uso de uma expressão local.
O Ubuntu 19.04 chega em Abril de 2019 e terá suporte de 9 meses. Ele poderá vir com o GNOME 3.32 e vários outros pacotes nas suas versões mais recentes, mas por hora não se tem maiores informações (até o fechamento e publicação deste post.).Também não foi divulgado nada no site pessoal do Mark Shuttleworth sobre o assunto.
Agora é esperar para ver o que a Canonical “está aprontando” com o Ubuntu e quais vão ser as novidades e melhorias que ela vai implementar em seu sistema.
Só acho que eles perderam a chance de chamar o novo Ubuntu de “Dauntless Diolinux”, mas tudo bem…, a gente espera ao alfabeto virar de novo! xD
Espero você até uma próxima e um forte abraço.