O Pop!_OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e desenvolvida pela fabricante de hardware System76. Trazendo o GNOME com uma experiência “padrão”, a distribuição alcançou bastante popularidade neste último ano.

Linux Deepin, Mint, Ubuntu, Manjaro todas essas distribuições já tiveram seus momentos de fama e popularidade. A distribuição mais comentada por vários usuários e criadores de conteúdo atualmente é o Pop!_OS, mas você sabe por quê?

Prepare um cafezinho, um CD dos Engenheiros do Hawaii e vamos descobrir o porquê o Pop!_OS é pop!

O que o Pop!_OS tem de tão interessante?

O Pop!_OS inova a experiência de usuário, com um instalador bastante simples, um gerenciamento de janelas aprimorado, um belo design e uma loja de aplicativos totalmente funcional.

Confira algumas das funções que tornam o Pop!_OS um sistema bastante comentado na comunidade Linux.

Pop Shell, um tiling window manager?

Embora a área de trabalho do próprio GNOME seja bastante produtiva, um tiling window manager consegue lidar de uma forma melhor com as janelas abertas, já que não precisamos ficar movendo-as de lugar. 

Pensando nisso a equipe da System76 uniu o melhor dos dois mundos e desenvolveu um recurso de auto-tiling em seu sistema, tornando o workflow do sistema “único”. Você pode conferir abaixo um vídeo demonstrando a função.

Pop Shop, muito mais que uma loja

A loja de aplicativos é um dos locais mais interessantes de uma distribuição, já que é a partir dela que adicionamos programas ao nosso sistema, além de descobrir novas aplicações. A Pop Shop é derivada da App Center do projeto Elementary OS, e faz bem mais que achar programas.

A Pop Shop, assim como a GNOME Software (no Fedora principalmente) é capaz de gerenciar as atualizações do sistema operacional, sem necessidade de outra aplicação complementar como acontece no Ubuntu.

skYx5UW6r0PRCNDYZ50YTXe4UGYMgVtZf7bqvJxKh Eyun44LSzJYN mkYnFlKEgbUR90vsjxiafliI5ySDJ4f 6BPFV8z4Dnecy31nqjnGHRahd3iJS2wb8wTvwPaighynDt2c

Além disso, a Pop Shop também possui suporte a flatpak, trazendo aplicações do Flathub ao usuário de uma forma bastante simples e organizada.

Um sistema “perfeito” para hardware híbrido

O Pop!_OS é conhecido por ser vendido com os computadores da System76, que não estão disponíveis no Brasil. O sistema ficou bastante conhecido no país do futebol por ser uma alternativa fácil para gamers e usuários que possuem hardwares híbridos, já que foi um dos pioneiros neste ramo.

Ele oferece duas imagens de instalação para usuários, uma dedicada a hardware Intel/AMD e uma dedicada para hardware NVIDIA. Facilitando a instalação de drivers e configuração das placas de vídeo, o que é ideal para usuários recém chegados no Linux.

3iX3BLl1LJzpYgiWH9mY1Wr6lh08PWYjaBD rezuanzXBuXChrZMZ4MygMGoQRAXh

O Pop!_OS é o melhor sistema que existe?

Melhor ou pior é apenas uma questão de opinião e cada um tem a sua. Pode ser que o Pop!_OS seja um ótimo sistema para você, porém, pode ser que ele não se encaixe em seu workflow. 

Caso você queira descobrir a melhor distribuição para você, recomendo que você assista a este vídeo no canal que te mostrará o caminho (já vou avisando, se prepare para fazer parte do SDA) para responder a esta questão. Já que o “melhor sistema” tem que se adequar ao usuário, sendo obviamente algo bastante pessoal.

Mas como nem tudo na vida são flores, a distribuição da System76 tem algumas coisas que podem melhorar.

Processo de instalação

O processo de instalação do Pop!_OS é bastante simples e bem intuitivo, exceto por uma parte, ele não permite de forma simples ao usuário realizar alterações nas partições, como criar uma nova ou redimensionar uma antiga.

Para tais alterações, o instalador traz o GParted para que o usuário possa realizar essas mudanças, porém, ele poderia incluir essa função de forma nativa, de forma semelhante ao Ubiquity ou o Calamares.

Captura de tela de 2020 10 27 18 16 07
O particionamento do Pop!_OS somente pode ser realizado a partir do Gparted

Falta de GRUB em Dual-Boot

Você já deve ter percebido que ao instalar o Pop!_OS com uma outra distribuição ou até mesmo com o próprio Windows, ele não passa por uma tela de GRUB como as principais distribuições fazem, nem mesmo reconhece o Windows ao rodar um ‘update-grub’. Isso se deve ao fato do sistema utilizar o systemd-boot.

Há algum tempo eu escrevi um post no fórum ensinando a realizar o dual boot no Pop!_OS e embora seja contornável, o sistema poderia trazer um suporte a dual boot.

Como medir a popularidade de uma distribuição?

Bem, posso te garantir que a resposta não é o distrowatch. Embora o site um dia já tenha sido bastante útil para acompanhar a ascensão do Linux e ainda seja uma ótima forma de conhecer novas distribuições, ele nunca foi a forma mais confiável de se medir a popularidade de uma distribuição.

Temos abaixo um vídeo do canal onde podemos ver formas mais confiáveis de avaliar qual distribuição Linux é mais popular. Vale a pena dar uma conferida, principalmente se você quer saber algumas formas que podem ser utilizadas para medir a popularidade de uma distribuição.

O “efeito” Steam Play afetou o Pop!_OS?

Um dos motivos que podem ter contribuído para o aumento da popularidade do sistema foi o lançamento do Steam Play pela equipe da Valve, que tornam os jogos de Windows “nativos” no sistema do pinguim.

Por se tratar de uma distribuição com foco maior para criadores de conteúdo, o Pop!_OS traz várias bibliotecas e configurações que facilitam o processo de instalar drivers, softwares e até mesmo jogar alguns títulos, se tornando o sistema “queridinho” de vários jogadores no Linux.

Caso você queira jogar no Linux, temos um guia completo onde você aprenderá a configurar o sistema para extrair a melhor performance possível. Vale a pena conferir e ver que Linux pode sim rodar jogos, diferente do que muitos usuários dizem.

O Pop!_OS é um sistema com bastante potencial para continuar no topo por bastante tempo, visto que o sistema a cada dia ganha melhorias e novos usuários. O futuro do projeto parece bastante promissor e a equipe da System76 continua trabalhando em recursos para o sistema.

Você utiliza o Pop!_OS? Na sua opinião, qual será a próxima distribuição a alcançar a popularidade? Deixe pra gente nos comentários.

Um bom dia, tarde ou noite e nos vemos no próximo artigo.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Pop!_OS 21.10 pode ser lançado com versão em ARM
Continue lendo

Pop!_OS 21.10 pode ser lançado com versão em ARM

O Pop!_OS 21.10 está há poucas semanas de seu lançamento oficial e contará com algumas novidades que podem deixar os usuários do sistema bastante empolgados, incluindo uma possível versão em ARM.