O computador mais poderoso do mundo roda Linux

O computador mais poderoso do mundo roda Linux

O Tianhe-2 (Milky Way-2) é, pelo quinto ano consecutivo, é o líder do TOP 500 dos computadores mais poderosos do mundo, roda Linux como sistema operacional.

Uma performance de 33.86 petaflops

O computador desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China, na cidade de Changsha, tem a potência de incríveis 33.86 petaflops, que equivalem a mil bilhões de cálculos por segundo, e roda Linux como sistema operacional.

O “sistema do Pinguim” continua dominando por completo o segmento de super máquina, de acordo com dados recentes, dos 500 computadores com maior desempenho do mundo 486 máquina rodam Linux, para se ter uma ideia, o sistema da Microsoft roda em apenas uma delas.

O Tianhe-2  lidera com quase o dobro de desempenho em relação ao segundo lugar que pertence ao “Cray Titan”, um super computador que fica nos EUA e é utilizado no Laboratório de Energia Nacional.

Os Estados Unidos lideram entre os países com mais máquinas super potentes, existem atualmente 233 supercomputadores no país, se levarmos em consideração as empresas, quem lidera com folga é a HP com 178 das 500 máquinas mais potentes do mundo, logo depois temos a IBM com 11, todas rodando Linux.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Como instalar o leitor de pdf OKULAR no Ubuntu e Linux Mint
Continue lendo

Como instalar o leitor de pdf OKULAR no Ubuntu e Linux Mint

Hoje em dia é primordial ter um leitor de pdf sempre a disposição, se vier junto ao sistema, melhor ainda. Muitas distros já vem com algum leitor instalado (como Evince ou o Xreader) e se você não quiser instalar nenhum, ainda pode usar o Google Chrome para isso. Mas hoje vamos mostrar como instalar o OKULAR, o leitor de pdf do projeto KDE.